Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
68.141 - Em um calorímetro de capacidade calorífica 20cal/ºC contendo 200g de água a 25ºC, coloca-se um bloco de cobre de massa 500g a 75ºC. Sabendo que o calor específico da água é 1cal/gºC e do cobre, 0,093cal/gºC, determine a temperatura final de equilíbrio térmico.
Gabarito :
Resposta
33,7ºC aproximadamente
Eu discordo desse gabarito o meu está dando 20,13ºC aproximadamente, quem está errado eu ou o livro?
O calorímetro também troca calor e, inicialmente, também está a 25°C (assim como a água). Se a capacidade térmica [tex3]C[/tex3] do calorímetro é 20cal/°C, significa que o calor trocado pode ser descrito como [tex3]Q_1=C.(T-25)=20.(T-25)[/tex3]
Haverá uma troca de calor entre calorímetro, água e cobre até que o equilíbrio térmico seja atingido:
No início do mês de julho de 2019, foram registradas
temperaturas muito baixas em várias cidades do país. Em
Esmeralda, no Rio Grande do Sul, a temperatura atingiu -2 ºC e
pingentes de água congelada formaram-se em alguns lugares na
cidade. O calor...
Dados:
Calor específico da água líquida = 1 cal/(g°C)
Densidade da água líquida = 1,0 g/cm3
Calor específico da água sólida (gelo) = 0,50 cal/(g°C)
Calor latente de fusão da água = 80 cal/g
Capacidade térmica do recipiente = 50 cal/°C
Um forno aquecido a carvão atinge a temperatura θ. Uma peça de aço de massa 400 g é retirada do forno a essa temperatura e introduzida, juntamente com 40 g de gelo a −20ºC, em um calorímetro de cobre de capacidade térmica 40cal/ºC que está à...
66.140 - Uma senhora deseja banhar seu filho em água morna à temperatura de 37ºC e, para isso, conta com um recipiente de capacidade 20l, água"fria" a 20ºC e "quente" a 60ºC. Admitindo que a massa específica da água é 1g/cm^3, que o calor específico...
O objetivo é chegar a [tex3]37°C[/tex3] (temperatura de equilíbrio térmico) a partir da troca de calor entre a água quente, que vamos considerar tendo massa [tex3]m_b[/tex3] e ocupando um volume [tex3]v_b[/tex3], e a água fria, que vamos considerar...
Um aluno, utilizando um aquecedor que fornece 100cal/s, anotou 1 minuto e 28 segundos para o tempo gasto no processo de fusão de 400g de uma certa liga metálica. O calor latente dessa liga vale :