• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180

Concursos PúblicosUFES 2019 - Assist. Adm, Análise Combinatória Tópico resolvido

Este é o fórum para postagem de problemas cobrados em Concursos Públicos ou problemas que são do estilo de Concursos Públicos.
madmax Offline
Junior
Agradeceu: 6 vezes
Ago 2019 19 09:05

UFES 2019 - Assist. Adm, Análise Combinatória

Mensagem por madmax »

Uma prova tem 5 questões de múltipla escolha, numeradas de 1 a 5, com cinco alternativas de resposta (A,B,C,D OU E) por questão. Um gabarito possível desta prova é, por exemplo, 1-C, 2-B, 3-E, 4-C, 5-A. De todos os gabaritos possíveis, o número degabaritos em que a letra B aparece exatamente 2 vezes é:

a)64
b)160
c)640
d)1.280
e)2.560
Resposta

Gabarito: letra C) 640
MateusQqMD Offline
5 - Mestre
Nome completo: Mateus Meireles
Agradeceu: 1146 vezes
Agradeceram: 1362 vezes
Ago 2019 19 09:47

Re: UFES 2019 - Assist. Adm, Análise Combinatória

Mensagem por MateusQqMD »

Olá,

[tex3]C_5^2 = 10[/tex3] modos de escolher as duas questões que serão marcadas com a letra B. Depois disso, teremos três questões para marcarmos com quatro alternativas possíveis.

A resposta é [tex3]10 \cdot 4 \cdot 4 \cdot 4 = 640.[/tex3]
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
madmax Offline
Junior
Ago 2019 19 10:17

Mensagem por madmax »

Por favor, desenvolva melhor a solução. Só passar a solução pronta não é suficiente, pois o gabarito já foi dado. Por que não é arranjo? Ou permutação? é um caso de anagrama? É permutação com repetição?
csmarcelo Offline
6 - Doutor
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2820 vezes
Ago 2019 19 11:13

Mensagem por csmarcelo »

Como assim desenvolver melhor? O Mateus não postou a solução pronta. Ele descreveu o raciocínio que justifica cada um dos fatores do que leva ao gabarito.
madmax Offline
Junior
Ago 2019 19 11:45

Mensagem por madmax »

Só colocar a fórmula e apontar a resposta é fácil. Desculpe, pensei que o fórum fosse para quem não sabia matemática. Ou quem tem mais de 30 anos e não teve base escolar e não sabe nada de matemática. Fiquem a vontade no vosso fórum. Vou postar no fórum do q concursos. Vocês parecem minha professora da escola deplorável que frequentei. "por que é assim professora?? é assim por que é e não reclame senão te tiro meio ponto da sua nota". Tá igualzinho aqui. Doutor Cs Marcelo, desculpe não respeitar tantas condecorações. Sou apenas um ignorante em matemática sem condição de pagar cursinho querendo fazer concurso pra melhorar de vida. Desculpai-me todos vós.

Voltando o debate ao nível acadêmico, estou perguntando POR QUE é combinação. Considerando que em combinatória identificar como se resolve é primordial para a resolução da questão. Mas se os professores e doutores deste forum se ofendem quando perguntados o porque de tal resposta, só me resta apgar meu perfil e desejar muitas condecorações a vocês.
Editado pela última vez por madmax em 19 Ago 2019, 11:51, em um total de 5 vezes.
madmax Offline
Junior
Ago 2019 19 11:55

Mensagem por madmax »

Pra voces que sabem matemática é mole.
MateusQqMD Offline
5 - Mestre
Nome completo: Mateus Meireles
Agradeceu: 1146 vezes
Agradeceram: 1362 vezes
Ago 2019 19 13:39

Mensagem por MateusQqMD »

É inviável, para a grande maioria que participa do fórum, responder as questões com o máximo de detalhamento possível, ou com algum grau de especificação, caso isso não seja exposto no tópico da questão. Eu parti do pressuposto que você possuía um mínimo de domínio sobre o tema, pois apenas a questão foi mandada no tópico.

Não sei se vou conseguir te ajuda por dois motivos. Primeiro, acredito que a sua dúvida não seja em como resolver a questão, mas na parte de contagem em geral. Segundo, e principalmente, creio que eu não possua um domínio suficiente sobre o tema para conseguir te dar uma aula sobre isso aqui..

Sem rigor algum, costuma-se dizer que qnd devemos escolher determinados itens sem que a ordem 'importe', o correto é usar combinação. Mas, qnd a ordem das escolhas influenciar no resultado final, deve-se usar arranjo.

Sinceramente, eu não tenho a mínima vontade de explicar isso, pois é um assunto melhor trabalho em outros lugares (de forma gratuita). Deixo como sugestão que você veja a playlist sobre contagem no canal Portal da Matemática (youtube): https://www.youtube.com/watch?v=ReSV1ZH ... 0XB6FtxXIB

Gosto muito da forma como o professor Josimar trabalha esse assunto ao longo dos vídeos.

No mais, o fórum é livre e democrático. Sinta-se à vontade para procurar outro espaço para tirar suas dúvidas.
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
csmarcelo Offline
6 - Doutor
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2820 vezes
Ago 2019 19 13:58

Mensagem por csmarcelo »

Resumiu bem o testamento que eu estava escrevendo... :mrgreen:

madmax, se você possui um alto déficit de conhecimento sobre um assunto, o ideal é que comece com sites e livros específicos. Já está tudo pronto. Um fórum não é um canal adequado para isso. É preciso bastante tempo para se elaborar um conteúdo no formato de uma aula. Já fiz isso algumas vezes aqui e te falo que é extremamente desgastante. Hoje em dia, evito ao máximo.

Siga o conselho do Mateus e assista aos vídeos. Aposto que te ajudarão muitos mais do que seríamos capazes! Tenho certeza que entenderá com facilidade a questão que você postou e estará apto a criar tópicos com dúvidas mais pontuais.
Editado pela última vez por csmarcelo em 19 Ago 2019, 14:03, em um total de 2 vezes.
Responder