Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
38-Considere, em um plano cartesiano, os pontos A(2,0), D(0, 4) e o quadrado ABCD, conforme a figura.
A equação da reta suporte do lado BC é
(A) x + y – 14 = 0
(B) 2x + y – 14 = 0
(C) x + y – 10 = 0
(D) 2x + y – 10 = 0
(E) x + y – 6 = 0
Resposta
Gabarito b
Anexos
Capture+_2019-09-02-20-06-31.png (111.41 KiB) Exibido 4484 vezes
Vamos definir que o Ponto onde a Reta de [tex3]\overline{AB}[/tex3] cruza o Eixo das Ordenadas é [tex3]E[/tex3] e o Ponto onde a Reta de [tex3]\overline{BC}[/tex3] cruza o Eixo das Abcissas é [tex3]F[/tex3]
O ângulo entre as duas retas pode ser medido com a fórmula:
[tex3]\tg\theta=\frac{m_1-m_2}{1+m_1m_2}[/tex3]
Se a diferença é de [tex3]90^\circ[/tex3], e [tex3]\tg90^\circ=\mbox{Indeterminado}[/tex3], para a conta dar indeterminado o Denominado precisa zerar, logo:
[tex3]1+m_1m_2=0[/tex3] [tex3]1-2m_2=0[/tex3]
[tex3]\color{PineGreen}\boxed{m_2=\frac12}[/tex3]
Essa é a Inclinação das Retas [tex3]AB[/tex3] e [tex3]CD[/tex3]
Pela semelhança de Triângulos, [tex3]\Delta ADE[/tex3] e [tex3]\Delta ABF[/tex3] são iguais, logo, [tex3]\overline{DE}[/tex3] e [tex3]\overline{AF}[/tex3] são iguais. Como a distância de [tex3]\overline{DE}=5=\overline{AF}[/tex3], e com base as Coordenadas de [tex3]A[/tex3], sabemos agora que [tex3]F\,(7,0)[/tex3]
Sabendo o Ponto [tex3]F[/tex3] e o [tex3]m[/tex3], podemos encontrar a Equação da Reta:
Essa é a forma que eu faria, mas comecei meus estudo em Geometria Analítica a pouco tempo, então talvez haja uma forma mais rápida e eficiente
Editado pela última vez por LostWalker em 03 Set 2019, 18:27, em um total de 3 vezes.
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo." -Melly
csmarcelo, eu notei um erro na minha conta por uma questão de tamanho...
Acontece que dependo do tamanho dos ângulos, usa-se
[tex3]\tg\theta=\frac{m_2-m_1}{1+m_1m_2}[/tex3] ou [tex3]\tg\theta=\frac{m_2-m_1}{1-m_1m_2}[/tex3]
Quando eu estava repassando a resposta, conferi uma anotação minha de outro exercício e misturei, a formula que devia ser usada era a positiva. Mas eu meio que embolei já que usei duas folhas sobre esse assunto de anotações que já tinha feito
Há também a simplificação de usar como módulo, por curiosidade [tex3]\tg\theta=\left|\frac{m_2-m_1}{1+m_1m_2}\right|[/tex3]
Em fim, corrigindo isso, e sabendo que o coeficiente da reta [tex3]\overline{AD}[/tex3] e [tex3]-2[/tex3]. Termina na ideia de que
[tex3]1+m_1m_2=0[/tex3] [tex3]1-2m_2[/tex3]
Ou seja, quando eu tava passando, mudei o [tex3]-2[/tex3] para [tex3]2[/tex3] e corrigi usando a fórmula Negativa, mas não avisei na conta acima. E também, sabia por medida que [tex3]m_1[/tex3] e [tex3]m_2[/tex3] teriam sinais contrários (Um subindo e outro Descendo). Então, imagino que vc estava chegando no [tex3]1-(-2).m=0[/tex3]. Desculpe o transtorno, vou mudar o Sinal acima
Editado pela última vez por LostWalker em 03 Set 2019, 16:31, em um total de 4 vezes.
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo." -Melly
Com relação à retas perpendiculares, tem um atalho que podemos tomar. Provavelmente você já o conhece e apenas quis mostrar pelo método genérico, que vale para qualquer angulação. Na verdade, é simplesmente uma consequência da fórmula que você usou: quando duas retas são perpendiculares, o coeficiente angular de uma é o oposto do inverso da outra.
Além disso, percebi uma outra coisa: no denominador, deveria ser [tex3]1+m_1m_2[/tex3], não?
csmarcelo, mania minha de generalizar para abordar mais assuntos... -_-
LostWalker não entendi seu raciocínio. Vc calculou a tg das retas DA e BA ou de AB e BC?
LostWalker escreveu: 02 Set 2019, 22:09
Vamos definir que o Ponto onde a Reta de AB¯¯¯¯¯¯¯¯AB¯ cruza o Eixo das Ordenadas é EE e o Ponto onde a Reta de BC¯¯¯¯¯¯¯¯BC¯ cruza o Eixo das Abcissas é FF
O coeficiente m1 e m2 é de qual reta?
Desde já agradeço pela ajuda
[tex3]m_1[/tex3] se refere a reta [tex3]\overline{AD}[/tex3] [tex3]m_2[/tex3] se refere a reta [tex3]\overline{AB}[/tex3]
38.Em um plano cartesiano, têm-se os pontos A(4, -7), B(9, -3) e C(11, - 5). A equação da reta suporte da altura do triângulo ABC, relativamente ao vértice A, é (A) x + y + 3 = 0. (B) x + y - 5 = 0. (C) x - y - 11 = 0. (D) 2x + y + 7 = 0. (E) 2x - y...
108.249 - (FEI-SP) Uma pedra gira em um plano vertical, amarrada à extremidade de um fio de comprimento l, inextensível, e de massa desprezível, fixo na outra extremidade, no limite em que o fio permanece esticado.
A bolinha realiza um movimento circular, como na figura: A) Quando aparecer essa frase, significa que nesse ponto a corda não exerce tração sobre a bolinha. Sendo assim, a força resultante atuando sobre ela, que é a força centrípeta,...
SIS (2016)29.Em vários pontos de uma placa de Petri com meio de cultura, um pesquisador semeou um determinado tipo de micro-organismo, chamado de A. Na sequência, semeou em um ponto específico da placa de Petri um segundo tipo de micro-organismo,...
Algumas espécies de fungos são capazes de sintetizar naturalmente antibióticos. Podemos citar a penicilina como exemplo. Por esse motivo a resposta seria o item A.
Sobre os outros itens, não consigo pensar em nada que os justifique como mais...
SIS (2016) 41.Dados os números complexos [tex3]z_1= 1[/tex3], [tex3]z_2=–i[/tex3] e [tex3]z_3= z_1+ z_2[/tex3], a forma trigonométrica de [tex3](z_3)^2[/tex3] é: Minha maior dificuldade está sendo em achar o angulo.Como ficaria no circulo...
Normalmente é mais simples realizar o produto de números complexos em suas formas trigonométricas, mas, nesse caso, é justamente ao contrário, pois o quadrado de 1-i é um número puramente...