undefinied3 escreveu: 14 Set 2019, 14:30
Do jeito que está você não sabe definir a cônica pois o lado direito ainda tem termos em x e y. Você vai precisar tirar o módulo pra estudar os casos e jogar tudo que tem x e y pra um lado e deixar uma constante em função de k do outro pra poder estudar quando a cônica existe ou é degenerada ou enfim.
Tentei elevar ao quadrado para sumir com o módulo e fica péssimo, tentei também abrir em casos para
[tex3]x+y\geq0[/tex3] e
[tex3]x+y\lt0[/tex3], algumas incógnitas ficam com o fator
[tex3]\sqrt{2}[/tex3] e a equação não parece me dizer nada de útil pois não é fatorável, ou talvez estou insuficiente na álgebra?
Os casos são de fato os que o gabarito diz, joguei no GeoGebra para
[tex3]\frac{k}{\sqrt{2}}>4[/tex3]:

- bigger.png (87.88 KiB) Exibido 1823 vezes
Para
[tex3]\frac{k}{\sqrt{2}}=4[/tex3]:

- equal.png (59.98 KiB) Exibido 1823 vezes
E para
[tex3]0<\frac{k}{\sqrt{2}}<4[/tex3]:

- less.png (47 KiB) Exibido 1823 vezes
Da pra ver o que está acontecendo no problema, quando o valor de
[tex3]\frac{k}{\sqrt{2}}[/tex3] atinge 4 e depois cresce a equação passa a ter pontos solução no lado inferior da reta y = -x, só não consigo chegar a um resultado algébrico que me diga isso. Outra forma de ver é que, no caso em que x + y < 0, o lado direito da equação fica
[tex3]\frac{-k(x+y)}{\sqrt{2}}[/tex3], e a equação só passa a ter solução no valor k ≥
[tex3]4\sqrt{2}[/tex3], começando pelo ponto (-1, -1) e virando uma circunferência imediatamente após isso, com raio aumentando conforme k cresce.