Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
tem muita coisa interessante sobre esses dois círculos, acho que o jeito mais imediato é calcular o raio dela com pitágoras mesmo.
Seja [tex3]2a = AH[/tex3] e [tex3]2b = BH[/tex3] e seja [tex3]t[/tex3] o raio do círculo tangente a altura e aos dois semi-círculos na esquerda. A altura do tal círculo em relação ao lado [tex3]AB[/tex3] é: [tex3](a+t)^2- (a-t)^2 = (a+b-t)^2 - (t+b-a)^2 \iff 2a \cdot 2t = 2b(-2t+2a) \iff at = b(a-t) \iff t = \frac{ab}{a+b}[/tex3] o mesmo vale para o lado direito, logo os círculos tem o mesmo raio. Há uma forma bem legal de desenhar os círculo usando régua compasso
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID:12031) em 28 Set 2019, 19:17, em um total de 1 vez.
esse não tá bem dedfinido eu não quero me dar ao trabalho ded tentar resolver de uma forma pra descobrir depois que eu li errado o enunciado. Se outra pessoa mostrar quem é o ponto C eu talvez faça esse ai
Eu tenho certeza de que esse ponto está sobre a reta BH , pois faz sentido acreditar que queria seja a sequencia de vertices de um triângulo triangulo ABC inscrito na circunferencia.acredito também que a reaoluçao deva envolver a reta de simcon wallace observe o ponto P inscrito na circunferencia , dele partem retas perpendiculares aos lados desse referido triângulo , falta só traçar a terceira reta que encintrará AB perpendicularmente no interior da circunferencia.
Editado pela última vez por geobson em 29 Set 2019, 14:49, em um total de 1 vez.
Na figura abaixo, determine o raio da circunferência sabendo que AC e AD tangenciam a circunferência nos pontos C e D, respectivamete, e que BE = 2cm, e AE = 9cm
Olá led.Observe a solução: [tex3](i)[/tex3] Construímos o triângulo [tex3]OPB[/tex3], tal que [tex3]\overline{OP}[/tex3][tex3]\parallel[/tex3][tex3]\overline{AC}[/tex3], [tex3]\overline{PB}[/tex3][tex3]\parallel[/tex3]...
89.494-Se um ponto gira n radianos em um tempo t sobre uma circunferência, dizemos que a velocidade angular média Wa do ponto é dada por Wa = n/t. Se essa velocidade for sempre a mesma para quaisquer valores correspondentes de n e t, dizemos que a...
[tex3]((x^2+2x+1)-1)+((y^2-8y+16)-16)+15=0[/tex3] [tex3]((x^2+2x+1)-1)+((y^2-8y+16)-16)+15=0[/tex3] [tex3](x+1)^2+(y-4)^2-2=0[/tex3] [tex3](x+1)^2+(y-4)^2=\sqrt{2}[/tex3]
Logo o raio da circunferência é igual a [tex3]\sqrt{2}.[/tex3]