• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Evolução, Ecologia e Origem da VidaEvolução

Holanda1427 Offline
1 - Trainee
Agradeceram: 4 vezes
Out 2019 26 14:12

Evolução

Mensagem por Holanda1427 »

A arcada dentária com a disposição dos dentes em U, com caninos reduzidos, favoreceu a exploração de maior variedade de alimentos.

Porque essa afirmação está correta? Não seria o contrário: A exploração de uma maior variedade de alimentos favoreceu a arcada dentária com disposição dos dentes em U com caninos reduzidos.

Pois, eu entendo que foi a exploração de maior variedade de alimentos que propiciou a redução dos caninos e não a redução dos caninos propiciou a exploração de maior variedade de alimentos, mas de fato estou errado, porquê?
Pulvis sumus
Sypru Offline
2 - Nerd
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 154 vezes
Contato:
Mai 2020 20 13:18

Re: Evolução

Mensagem por Sypru »

Olá, acredito que tu podes estar equivocada quanto as leis da evolução. As mutações não são controladas! São aleatórias, o que pode ser ou não vantajoso. Nesse caso, a mutação aleatória dos dentes em disposição em U, com caninos reduzidos, permitiu-se explorar uma maior variedade de alimentos. Nós não pensamos "hm, temos uma grande variedade de alimentos que não conseguimos comer, então vamos mudar nossa boca para isso". Isso não acontece. Acidentalmente, aleatoriamente, esse caráter foi adquirido e mostrou-se vantajoso, logo, os ancestrais que tinham essa mutação conseguiam comer mais e reproduziram-se mais, fazendo com que aqueles que não tinham, morressem mais cedo e reproduzissem pouco. É assim que surge as novas espécies, que temos evoluções, etc. Teu pensamento, então, está invertido.

Espero que tenhas entendido o porquê da tua inferência não ser válida...
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder