Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Encontrar o período de oscilações do pêndulo, representado na figura 228. A barra na qual estão suspensas as massas [tex3]m_{1}[/tex3] e [tex3]m_{2}[/tex3], considerar de peso desprezível.
figura 228
Capturar.JPG (22.61 KiB) Exibido 1564 vezes
Só consegui pensar no centro de massa do sistema e sempre chego a este resultado que não bate com o gabarito: [tex3]T=2\pi \sqrt{\frac{m_{1}L_{1}+m_{2}L_{2}}{g(m_{1}+m_{2})}}[/tex3]
E aqui nos deparamos com um MHS, pois a aceleração é proporcional à posição, respeitando a lei de Hooke.
[tex3]T=2\pi\sqrt{\frac{1}{k}}[/tex3], pois a expressão do jeito que eu deixei ali não está em função da "força", ou, no caso, torque, que seria [tex3]\tau = -k\theta[/tex3]. Note que, se eu estivesse escrito assim, a expressão do período ficaria [tex3]T=2\pi \sqrt{\frac{I}{k}}[/tex3]
Esclareceu MUITO! Muito obrigado! Eu estudei pouco o assunto, por isso não pensei em resolver desta forma, acabei sendo muito simplório.
O saraeva joga esta equação sem explicações e com tom de obviedade. Pelo livro não chegar a abordar momento angular não pensei que uma de suas questões pudesse ter uma solução tão legal.
Três turistas, que possuem uma bicicleta, devem chegar ao centro turístico no menor espaço de tempo (o tempo conta-se até que o último turista chegue ao centro). A bicicleta pode transportar apenas duas pessoas e, por isso, o...
Qual é o raio mínimo de uma circunferência que a moto pode percorrer em uma velocidade de [tex3]21 \text{m/s}[/tex3]? Qual o ângulo que ela deve formar com um chão para tal?
Acredito que esteja faltando o valor do coeficiente de atrito entre os pneus da moto e o solo. Substituindo os valores dados no gab, obtém-se [tex3]\mu =0,3[/tex3].
Sobrepõe-se vários tijolos sem usar material para ligá-los de tal forma, que cada tijolo fique com uma parte livre em relação ao outro (ver figura). A que distância máxima o extremo direito do tijolo superior pode sobressair o inferior, que serve de...
Duas cargas com massa [tex3]m_1[/tex3] e [tex3]m_2[/tex3] estão ligadas através de uma corda que passa por uma roldana. Os planos, nos quais se encontram as cargas, formam com plano horizontal ângulos [tex3]\alpha[/tex3] e [tex3]\beta[/tex3]. A...
Essa questão eu tirei do 1 livro de mecanica do renato brito:
Tres tartarugas encontram-se nos vertices de um triangulo equilatero de lado L. Simultaneamente, elas começam a se movimentar com uma velocidade V, sendo que a primeira se dirige em...