• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Química Geral(Unesp 1997) Estrutura do átomo Tópico resolvido

carlosaugusto Offline
3 - Destaque
Agradeceu: 126 vezes
Agradeceram: 147 vezes
Fev 2020 04 18:10

(Unesp 1997) Estrutura do átomo

Mensagem por carlosaugusto »

Considere as seguintes afirmações sobre átomos e moléculas.
I.No modelo proposto por Rutherford, o átomo tem praticamente toda sua massa concentrada num núcleo pequeno e os elétrons estão a uma grande distância do núcleo.
II.No modelo proposto por Bohr para o átomo de hidrogênio, os elétrons se movem em órbitas circulares, cujas energias podem assumir quaisquer valores.
III.Molécula é a menor porção de uma substância covalente que mantém sua composição. Está(ão) correta(s):

a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) apenas I e III.
Resposta

E
Estou com dúvida na afirmação III. Falar que a molécula é a menor porção de uma substância covalente não seria ambíguo? Já que o átomo que constitui uma molécula possui elétrons, nêutrons, prótons...
Auto Excluído (ID: 23699)
Fev 2020 04 18:21

Re: (Unesp 1997) Estrutura do átomo

Mensagem por Auto Excluído (ID: 23699) »

Ola
Essa questao foi meio mal formulada.
Por ex no item I: o que seria "grande distancia"? Para dar certo o gabarito, seria em relação ao tamanho do núcleo/eletrons.

No item II, o motivo de ser uma alternativa falsa é que as órbitas no modelo de Bohr são quantizadas.

O item III é correto pois ele afirma que é a menor porção QUE MANTEM AS CARACTERISTICAS. Se eu tiver apenas uma particula elementar, como voce pensou, eu nao teria uma manutenção das caracteristicas do meu composto. Por ex: se eu tivesse uma solução com 1000 moleculas de acido sulfurico. Essas moleculas reagiriam com água. Se eu tivesse uma molecula de acido sulfurico, essa molecula tambem reagiria com agua. Se eu tivesse apenas um neutron, nao posso afirmar nada. O composto perderia sua caracteristica.

A mesma coisa pensamos para compostos covalentes. Divisoes menores do que uma molecula iriam destruir a caracteristica do composto

Abs
carlosaugusto Offline
3 - Destaque
Fev 2020 04 18:30

Zhadnyy escreveu: 04 Fev 2020, 18:21 O item III é correto pois ele afirma que é a menor porção QUE MANTEM AS CARACTERISTICAS. Se eu tiver apenas uma particula elementar, como voce pensou, eu nao teria uma manutenção das caracteristicas do meu composto. Por ex: se eu tivesse uma solução com 1000 moleculas de acido sulfurico. Essas moleculas reagiriam com água. Se eu tivesse uma molecula de acido sulfurico, essa molecula tambem reagiria com agua. Se eu tivesse apenas um neutron, nao posso afirmar nada. O composto perderia sua caracteristica.
Massa sua colocação, não pensei dessa forma.

Por curiosidade, essa afirmação também estaria correta? "Um composto iônico é a menor porção de uma substância iônica/estrutura cristalina que mantém sua composição."
Auto Excluído (ID: 23699)
Fev 2020 04 19:14

Mensagem por Auto Excluído (ID: 23699) »

Quando falamos de substancias com ligações ionicas ja devemos relembrar os reticulos cristalinos. É uma pergunta mais complicada, nao muito caracteristica, mas eu marcaria que essa afirmação esta incorreta.

Minha justificativa seria justamente a estrutura e a nomenclatura que usamos quando falamos de reticulos cristalinos. Ex.: o NaCl possui uma celula unitaria em sua estrutura que nao é composta apenas de um Na e um Cl. Isso me leva a crer que a menor porção de uma estrutura ionica seria uma unica celula unitaria
carlosaugusto Offline
3 - Destaque
Fev 2020 04 19:18

Zhadnyy, muito bom! obrigado :D
Responder