Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Essa questão está relacionada com o desenvolvimento do arquêntero? Não entendi ela .
No desenvolvimento dos organismos multicelulares, muito precocemente, são delineadas estruturas anatômicas básicas compartilhadas por quase todos os animais, entre as quais se identifica
a. as diferentes modalidades do plano de simetria bilateral do corpo.
b. o tubo digestório para disponibilizar nutrientes para o organismo.
c. as estruturas respiratórias em função da obtenção do oxigênio do ar.
d. as peças ósseas incipientes para a construção do endoesqueleto.
e. o precursor do sistema nervoso delineado como uma miniatura do sistema nervoso humano.
Acredito que sim, estava relacionada com o arquêntero, mas não precisava necessariamente saber de todos os processos de desenvolvimento. Ao meu ver, é uma questão que se pode eliminar por lógica e analisando as características que todos os animais compartilham.
A - Nem todos os animaizinhos tem simetria bilateral (lembra-te das estrelas do mar);
B - Correto. Mesmo que primitivamente, todos os animais tem tudo digestório, mesmo os casos que eles só possuem um orifício.
C - Nem todos os animais possuem estruturas respiratórias, alguns fazem a troca gasosa diretamente com a/pela epiderme.
D - Nem todos os animais possuem peças ósseas. Lembre-se dos vermes. São animais e não possuem endosqueleto.
E - Bem, essa alternativa é bem absurda. Há diferentes tipos de sistemas nervosos, com diferentes formas, formatos, disposições. Como um percursor de algo seria parecido com o mais alto nível de evolução do mesmo? Absurdo...
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Magnífico sua resolução, Sypru. Mas até os poríferos apresentam tubo digestório? Pois eles são parazoários e não apresentam folhetos embrionários. Desse modo, não apresentaram a endoderme, a qual será a precursora do tubo digestório. O que você acha?
joãofw escreveu: 20 Mai 2020, 14:41
Desse modo, não apresentaram a endoderme, a qual será a precursora do tubo digestório
Tu tens toda razão. Eu quase diria que essa questão poderia ser anulado se não fosse pelo enunciado ter colocado "são delineadas estruturas anatômicas básicas compartilhadas por quase todos os animais", o que permitiria essa única exceção. Mas teu raciocínio está totalmente correto!
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Os metanefrídeos e os túbulos de Malpighi são órgãos que compõem o sistema excretor de animais pertencentes a filos diferentes. Ambos são especializados, principalmente, em remover do corpo do animal as excretas ricas em compostos nitrogenados.
...
Os metanefrídios pertencem aos anelídeos, só tome cuidado com os túbulos de malpighi, por que nem todos os artrópodes têm ele, só os insetos e mariápodes ( há as glândulas coxais em aracnídeos e as glândulas verdes em crustáceos).
Sobre a letra b),...
Na tabela abaixo estão relacionadas característica de alguns animais, Assinale a alternativa correta: Queria que falassem dos erros das outras alternativas.
a) Na primeira, o erro está em dizer que a Planária é dióica. A Planária pode se reproduzir se dividindo ao meio, logo, precisa da estrutura feminina e masculina, pois se houvesse só a planária feminina se dividindo, formaria...
ENEM - 2A APLICACAO 2016
O ambiente marinho pode ser contaminado com rejeitos radioativos provenientes de testes com armas nucleares. Os materiais radioativos podem se acumular nos organismos. Por exemplo, o estrôncio-90 é quimicamente semelhante ao...
A radioatividade será menor onde possui menos ou não possuir cálcio, "o estrôncio-90 é quimicamente semelhante ao cálcio e pode substituir esse elemento nos processos biológicos" . E por isso a letra 'C' está incorreta, pois o sedimento de recife de...
Há pouco mais de 400 milhões de anos, alguns peixes tropicais começaram a desenvolver uma estratégia respiratória que se tornou uma vantagem evolutiva para a ocupação de águas com baixa concentração natural de oxigênio....
Há pouco mais de 400 milhões de anos, alguns peixes tropicais começaram a desenvolver uma estratégia respiratória que se tornou uma vantagem evolutiva para a ocupação de águas com baixa concentração natural de...
Uma das importantes características adquiridas na evolução dos animais foi a metameria ou segmentação corporal. Esse caráter proporcionou aos animais grande flexibilidade corporal com ampla variedade de movimentos. Sobre a metameria é correto...