Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Um homem encontra-se na origem de um sistema cartesiano ortogonal. Ele só pode dar um passo de cada vez, para o norte (N) ou para leste (L), e cada passo dele corresponde a uma unidade nesse sistema. Partindo da origem e passando pelo ponto A(3; 1), quantas trajetórias existem até o ponto B(5; 4)?
Alguém pode me ajudar não estou conseguindo chegar ao raciocínio para fa,se está questão
Esse problema segue a mesma ideia do último postado por você.
Permutação com repetição.png (34.45 KiB) Exibido 8525 vezes
Para ir da origem até [tex3]A,[/tex3] deve-se andar para a direita [tex3]3[/tex3] vezes e para cima [tex3]1[/tex3] vez. Isso pode ser feito de [tex3]P_4^{3, \,1}[/tex3] modos. Para ir de [tex3]A[/tex3] até [tex3]B,[/tex3] deve-se andar para a direita [tex3]2[/tex3] vezes e para cima [tex3]3[/tex3] vezes. Isso pode ser feito de [tex3]P_{5}^{2, \, 3}.[/tex3]
A resposta é [tex3]P_4^{3, \,1} \cdot P_{5}^{2, \, 3} = 4 \times 10 = 40.[/tex3]
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Quantas soluções inteiras positivas possuem a equação [tex3]x+y+z=6[/tex3]? Resolução: ___________________ -Resolvi fazendo um quadro com as possibilidades (o que é mais trabalhoso). -Não consegui ver o porquê de usar permutação com repetição para...
Um bairro é formada por 12 quarteirões dispostos segundo figura. Uma pessoa sai do ponto P e dirige-se para o ponto Q, pelo caminho mais curto, isto é movendo-se da esquerda para a direita, ou de baixo para cima (na figura). Quantos caminhos...
Olá, alevini98! Pois é, na verdade a intenção a princípio era esconder a resposta, mas quando fazia a resposta tentei usar o recurso do spoiler e acabei não conseguindo (muito provavelmente por conta das imagens anexadas). Mesmo assim agradeço o...
Você pode fazer como fez... só que tem fazer a conta certa [tex3]\dfrac{6!}{2!\cdot 3!}=\dfrac{6\cdot 5\cdot 4\cdot \cancel{3!}}{2!\cdot \cancel{3!}}=\dfrac{6\cdot 5\cdot \cancel{4}^2}{\cancel{2}\cdot 1}=\color{blue}\boxed{60}[/tex3]
Basta fixar o P no final e permutar as sete letras restantes, onde o A se repete. [tex3]P^3_7=\frac{7!}{3!}=\frac{7\cdot6\cdot5\cdot4\cdot3!}{3!}=\color{red}840[/tex3]
Um bairro é formada por 12 quarteirões dispostos segundo figura. Uma pessoa sai do ponto P e dirige-se para o ponto Q, pelo caminho mais curto, isto é movendo-se da esquerda para a direita, ou de baixo para cima (na figura). Quantos caminhos...
Uma ideia é considerar as direções como “letras” e fazer como se fosse um anagrama. Observe que, em todos caminhos possíveis, ele precisa ir duas ruas para direita e três ruas para cima, ou seja: