Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Um bloco está apoiado em uma plataforma hrizontal inicalmente em repouso (sobre a reta [tex3]y=-40[/tex3]). A plataforma passa a oscilar veritcalmente em movimento harmônico simples de amplitude [tex3]40 \text{ cm}[/tex3] e período [tex3]1\text{ s}[/tex3]. Determine a elongação em que o bloco perde contato com a plataforma, adotando [tex3]g=10\text{ m/s}^2\text{ e }\pi^2=10[/tex3]
Resposta
[tex3]25\text{ cm}[/tex3]
Editado pela última vez por triplebig em 15 Nov 2008, 19:29, em um total de 1 vez.
já tinha feito esse post só q resolvi esperar + 1 pouco , pois eu msm n creio mto na minha resolução , mas como chegou ao resultado e ngm se manifestou , retorno com o msm.
sentido positivo pra cima , negativo pra baixo
a aceleração é dada por [tex3]( -4\pi^2f^2 x)[/tex3] x = elongação
então o bloco desprende-se num instante posterior qdo a aceleração da plataforma torna-se maior q a da gravidade , então : [tex3](-4\pi^2 x) = (- 10) \Rightarrow x = 0,25 = 25 cm[/tex3]
tem algum sentido ?
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID:276) em 23 Nov 2008, 20:50, em um total de 1 vez.
Uma prancha de massa [tex3]M[/tex3] está inicialente em repouso sobre uma superfície horizontal. Na extremidade [tex3]A[/tex3] desta prancha, encontra-se, também em repouso, um atuomóvel de massa [tex3]m[/tex3], assimílável à um ponto material. A...
triplebig,
Como atuam apenas forças internas, há a conservação da quantidade de movimento.
Assim, quando o carro se desloca x (em relação a Terra), a prancha se desloca (L-x), assim, [tex3]mx=M(L-x)\implies x=\frac{ML}{M+m}[/tex3]
Mas x é igual a 2A...
O gráfico espaço x tempo está contido em um quarto de circuferência. Determine o instante t em que a velocidade v do móvel em questão é igual a 1 m/s Obs: Eu entendi a solução geométrica da questão, que por sinal é bem elegante. Mas, eu não entendi...
1. Antes do século XVI, com base na filosofia aristotélica, acreditava-se que a trajetória de uma bala de canhão, lançada obliquamente, tinha o formato indicado na figura ao lado. Que argumentos eram usados para “justificar” esse formato?
Aristóteles dizia que quando você aplica uma força em um corpo e ele inicia seu movimento, assim que parar de aplicar, ele para. Já Galileu falava que se você imprime uma força e para, o bloco continua com o movimento e quanto mais lisa a...
Olá pessoal, estou prestes a entrar de férias e decidi que quero ver o máximo de matéria que eu conseguir nesses 2 meses. Procurando um canal gratuito que tivesse vídeo aulas com listas de exercícios sobre os conteúdos, para poder acompanhar melhor,...
Acho o vestcursos do Renato Brito muito bom, não só pra química, mas matemática e principalmente física. Não cheguei a pagar pelo curso, vi só as aulas que estavam no youtube mesmo, procure la e veja o que acha.