Oi, pessoinhas. Gente, dá para acreditar que eu respondi a letra "a" sem dificuldade, mas estou tendo um trabalho para interpretar a letra "b". Como assim? Bem, minha dúvida é a seguinte. Para falar a verdade eu não estou conseguindo entender a direção da força de atrito na letra "b". O gabarito fala que ela está em uma direção, mas eu acredito que ela deveria estar assim (imagem 1), no mesmo sentido da Nx = N.Sen(α). Mas é só um "acho", tá? Olha, avaliar a direção e módulo da força de atrito em casos como este (imagem 2) é até fácil, pois ela está tentando impedir o movimento relativo entre os corpos. Mas avaliar onde está a Fₐₜ no caso dessa rampa inclinada 'tá me bugando. Não sei muito bem... Bem, vocês poderia comentar algo sobre isso, mas só se puderem e quiserem.
Imagem 1:

- Sem título.png (98.65 KiB) Exibido 4977 vezes
Imagem 2:

- Sem título2.png (3.61 KiB) Exibido 4977 vezes
UFRJ – Pistas com curvas de piso inclinado são projetadas para permitir que um automóvel possa descrever uma curva com mais segurança, reduzindo as forças de atrito da estrada sobre ele. Para simplificar, considere o automóvel como um ponto material.

- Sem título3.png (25.08 KiB) Exibido 4977 vezes
a) Suponha a situação mostrada na figura anterior, onde se representa um automóvel descrevendo uma curva de raio R, com velocidade V, tal que a estrada não exerça forças de atrito sobre o automóvel. Calcule o ângulo α de inclinaçã da curva, em função da aceleração da gravidade e g e de V.
b) Suponha agora que o automóvel faça a curva de raio R, com uma velocidade maior do que V. Faça um diagrama representando por setas as forças que atuam sobre o automóvel nessa situação.
Resposta da letra "b":

- Sem título1.png (159.68 KiB) Exibido 4977 vezes
P.S.: dentro do "spoiler" não era possível mostrar a imagem.