Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.) ou questões de estilo militar que você obteve durante seus estudos para esses vestibulares.
Alex possui apenas moedas de 25 centavos, de 50 centavos e de 1 real, totalizando 36 moedas. Sabe-se que a soma do número de moedas de 25 centavos com o dobro do número de moedas de 50 centavos é igual à diferença entre 82 e 5 vezes o número de moedas de 1 real. Nessas condições é correto afirmar que
a) esse problema possui no máximo 78 soluções.
b) o número de moedas de 25 centavos nunca será igual ao número de moedas de 50 centavos.
c) o número de moedas de 50 centavos poderá ser igual à soma do número de moedas de 25 centavos com as de 1 real.
d) o número de moedas de 1 real pode ser 3
Resposta
Gab:C justifiquem as alternativas
“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill
ASPIRADEDEU,
Sejam x, y, z o número de moedas de 25 cent, 50 cent e 1 real, respectivamente. Do enunciado, [tex3]x+2y+5z=82\\
x+y+z=36[/tex3]
Não se esqueça que [tex3]x,y,z\in\mathbb N[/tex3]
Subtraindo as equações, vem que: [tex3]z=\frac{46-y}{4}[/tex3]
Logo, 46 - y deve ser um múltiplo de 4, assim, os valores possíveis para y serão [tex3]\{2,6,...,42\}[/tex3] no total são 11 valores, ou seja, há no máximo 11 soluções. A é falso.
Para a letra b, basta fazer [tex3]x=y=a[/tex3]
Forma um sistema tranquilo: [tex3]3a+5z=82\\
2a+z=36[/tex3]
Resolvendo, achamos que [tex3]a=14;z=8\implies \text{É solução, pois }a,z\in\mathbb N[/tex3]
Para a letra d:
Suponha que [tex3]z=1[/tex3]. Formamos outro sistema: [tex3]x+2y=67\\
x+y=33[/tex3]
Resolvendo, vem [tex3]x=-1;y=34\implies\text{Não convém!}[/tex3]
Sejam A e B duas matrizes quadradas de ordem 3. Se os autovalores de A são 8, 10 e 14 e os autovalores de B são -1, 2 e 5, então a soma dos dígitos do traço de 54A + 47B é:
Somando as três: [tex3]\frac{1}{x}+\frac{1}{y}+\frac{1}{z}=0\rightarrow xy+xz+zy = 0[/tex3]
Sendo assim: [tex3]\begin{cases}
x^2+1=yx \\
y^2+1=zy \\
z^2+1=xz
\end{cases}[/tex3]
Ou seja: [tex3]x^2+y^2+z^2+3 = 0 [/tex3]
Absurdo já que [tex3]x,y,z\neq 0[/tex3]
Então não existem soluções reais
Sejam P e Q matrizes quadradas de mesma ordem. Analise as sentenças: i. Se uma das matrizes P ou Q é não singular, então PQ e QP têm os mesmos autovalores ii. Se -1 é um autovalor de P, então 1 é autovalor de P² iii. Se existe matriz invertível C...
Gab tá errado, eu acho. Acho que é isso. Na demosntração da IV, eu usei matrizes em blocos. Não especifiquei ali, mas o determinante de uma matriz triangular em blocos, é dado pelo produto dos determinantes dos blocos que estão na diagonal...