Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
(CFS-A 2/2002) Tenho nove moedas numeradas de 1 a 9 inclusive. Com elas, formo números de três algarismos. Quantos números, cuja soma é par, podemos formar?
A) 144.
B) 84.
C) 104.
D) 264.
Resposta
letra:D
... tentei fazer essa questao mas o resultado n bate com o gabarito.
Editado pela última vez por MateusQqMDMOD em 11 Jun 2020, 22:29, em um total de 1 vez.
Razão:retirar alternativas em forma de imagem.
Então,primeiro devemos pensar no critério para a soma de três numeros x,y e z ser par.
1°- Todos serem pares
2°- Dois serem ímpares e um ser par.
Logo,para o primeiro caso,sendo que temos um total de 4 pares no intervalo de 1 a 9,ficaríamos com --> 4.3.2=24
Para o segundo caso,teríamos que colocar 2 ímpares e 1 par,sendo que temos 5 ímpares no intervalo de 1 a 9,ficaríamos com --> 5.4(impares).4(pares) =80.Porém,nesse caso teríamos a sequencia > impar,impar,par,mas podíamos ter > impar,par,impar,ou até > par,impar,impar,ou seja é preciso multiplicarmos tal resultado pela permutação de 3,com 2 repetidos. --> 3!/2! = 3.Logo teriamos --> 80.3+24 =264
Editado pela última vez por danielbabico em 12 Jun 2020, 09:04, em um total de 1 vez.
....Logo,para o primeiro caso,sendo que temos um total de 4 pares no intervalo de 1 a 9,ficaríamos com --> 4.3.2=24
isso n estaria errado ? pois leva em conta que a soma dos numeros vai ser diferente. tipo: (2+ 4 + 6) [tex3]\neq [/tex3] (6 + 4+ 2) mas n e diferente.
tentei fazer por combinacao ja que a ordem n importa.
Impar + impar + impar ou impar + impar + par
para os pares: [tex3]C_{ 3}^{4}[/tex3]
para os 2 impares e 1 par: [tex3]C_{2}^{5}[/tex3] * [tex3]C_{1}^{4}[/tex3]
logo: 10 + 40 = 44
Não estaria errado fazermos 4.3.2,porque isso é uma sequência de escolhas.
Para a primeira escolha,teriamos 4 numeros pares,após a retirada do primeiro,já na segunda vez teriamos 3,assim sucessivamente.
O numero em si não importa,mas sim se é par ou não,por isso na primeira etapa,não importa a ordem da retirada,porque são todos pares.
Já na segunda etapa,difere em eu começar retirando um impar,ou retirando um par,por isso permutamos os 3!/2!.
@Boredom concordo com o @danielbabico
Temos 4 possibilidades: P P P
I P P I I P
I I I
As que estão em vermelho são as únicas em que a soma será PAR.
Para P P P > 4.3.2= 24 possibilidades
Para P I I > 4.5.4= 80, mas temos que contar as permutações P I I, I P P, P I P. Logo são 3.80= 240 possibilidades
24 +240 =264
"Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não, do tamanho da minha altura..."
fkaio escreveu: 12 Jun 2020, 15:29
@Boredom concordo com o @danielbabico
Temos 4 possibilidades: P P P
I P P I I P
I I I
As que estão em vermelho são as únicas em que a soma será PAR.
Para P P P > 4.3.2= 24 possibilidades
Para P I I > 4.5.4= 80, mas temos que contar as permutações P I I, I P P, P I P. Logo são 3.80= 240 possibilidades
Um corpo é abandonado em queda livre do alto de uma torre de 245 m de altura em relação ao solo, gastando um determinado tempo t para atingir o solo. Qual deve ser a velocidade inicial de um lançamento vertical, em m/s, para que este mesmo corpo a...
Olá, LoJosé, Boa noite!
Me parece uma questão de concordância nominal.
O adjetivo deve concordar com o termo mais próximo, percebemos que a Letra C é mais incoerente, veja:
Ela poderia assumir duas formas corretas:
“Muitos homens choravam (...) Só Capitu, amparando a viúva, não se desesperou. Consolava a outra, queria arrancá-la
dali. Ela confessou-me que não conseguia chorar e que iria desdobrar-se em cuidados para com a amiga.”