ITA — Sendo a ∈ ℝ, com a > 1, resolva a inequação [tex3]\mathrm{a^{2x(1 - x)} > a^{x -1}}[/tex3].
]–(1/2); 1[
Escrita alternativa: ita sendo a e r, com a > 1, resolva a inequação a^(2x(1-x)) > a^(x - 1)
Ah... poderia me explicar essa frase? Eu tenho uma certa interpretação, mas gostaria de saber qual foi a sua. Afinal ela virou sua assinatura, né. ♥♥♥Bertrand Russel escreveu:Aqueles que me ensinaram o cálculo infinitesimal não conheciam provas convincentes de seus teoremas e tentaram fazer-me aceitar os sofismas sociais como um ato de fé.
É uma crítica ao "decorismo", vi essa frase num livro do Iezzi. Não sei porque não quis sair da minha cabeça, então coloquei.anastacialina escreveu: 19 Jun 2020, 14:46Ah... poderia me explicar essa frase? Eu tenho uma certa interpretação, mas gostaria de saber qual foi a sua. Afinal ela virou sua assinatura, né. ♥♥♥Bertrand Russel escreveu:Aqueles que me ensinaram o cálculo infinitesimal não conheciam provas convincentes de seus teoremas e tentaram fazer-me aceitar os sofismas sociais como um ato de fé.
Para ser sincero eu tentei resolver do jeito do Aspiradeu mas eu acabei me embolando na hora de resolver e cheguei em [tex3]-2x^2+x-1=0[/tex3] que não tem solução; aí eu resolvi do outro jeito.anastacialina escreveu: 19 Jun 2020, 14:33 @ASPIRADEDEU, entendi sim. Muito obrigado.
[user]pedro1729[/user], também entendi sua resolução. Achei-a muito engenhosa. Mas assumo que não pensaria nisso de jeito nenhum. Obrigado, sweetie.
PS.: as duas respostas me atenderam. Mas como a do @ASPIRADEDEU foi primeiro vou acabar por eleger a dele. Reitero, gostei de ambas: a primeira foi "quadradinha", ótima para ganho de tempo. Já a segunda achei bem criativa, e vou tentar absorver para usar em próximas vezes.
To infinity... and beyond!