• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

IME / ITA(ITA) Inequação exponencial Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.) ou questões de estilo militar que você obteve durante seus estudos para esses vestibulares.
anastacialina Offline
1 - Trainee
Jun 2020 19 11:02

(ITA) Inequação exponencial

Mensagem por anastacialina »

Oi, pessoinhas. How you doin'? 8) Poderia me ajudar nessa questão aqui (abaixo)? Eu "abri" em dois casos. Pois cheguei em uma inequação que envolvia duas funções (lado direito e esquerdo). Até que eu cheguei na resposta. Mas foi meio demorado. Não sei se foi porque eu estou descalibrada. Ou porque foi um método ruim. Alguém poderia resolvê-la?
ITA — Sendo a ∈ ℝ, com a > 1, resolva a inequação [tex3]\mathrm{a^{2x(1 - x)} > a^{x -1}}[/tex3].
Resposta

]–(1/2); 1[

Escrita alternativa: ita sendo a e r, com a > 1, resolva a inequação a^(2x(1-x)) > a^(x - 1)
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
ASPIRADEDEU Offline
2 - Nerd
Jun 2020 19 11:16

Re: (ITA) Inequação exponencial

Mensagem por ASPIRADEDEU »

@anastacialina Bem tranquila o que dar medo é só o nome ITA kkkkkk,
Como as bases são iguais pode descer os expoentes ficando 2x-2 [tex3]x^{2}[/tex3]>x-1, ajeitando isso fica -2 [tex3]x^{2}[/tex3]+1x+1>0, logo por bhaskara você achara que esse x=+1 e x=-[tex3]\frac{1}{2}[/tex3], como estamos falando de inequação do 2 grau, lembre-se que quando o a<0 a concavidade é para baixo logo a parte positiva estará entre as raízes logo;a solução é

S=]-[tex3]\frac{1}{2}[/tex3],+1[

Obs:As chaves são abertas porque não contem as raízes já que ele diz > e não [tex3]\geq [/tex3].

Ilustração de Inequação do 2 graus:
Capa-inequações-2.png
Capa-inequações-2.png (26.54 KiB) Exibido 2277 vezes
Só para você entender como fica disposto as raízes em uma inequação do 2 grau.

EDIT 1- Nesse caso da imagem as raízes são contadas por isso bolinha fechada, no caso de nossa querida questão as bolinhas seriam abertas.

EDIT 2- "Mas foi meio demorado. Não sei se foi porque eu estou descalibrada. Ou porque foi um método ruim." Esse método que mostrei é o mais tradicional e o melhor para se fazer quanto a demora é só treino fez a questão em 2 minutos os outros 6 minutos foi para fazer a mensagem.

Espero que tenha gostado da Resolução, se não entender algo só chamar :)
Editado pela última vez por ASPIRADEDEU em 19 Jun 2020, 11:22, em um total de 3 vezes.
“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill
Auto Excluído (ID: 24633)
Jun 2020 19 11:36

Mensagem por Auto Excluído (ID: 24633) »

Solução alternativa:
[tex3]a^{2x(1-x)}> a^{x-1}[/tex3] então [tex3](a^{-2x})^{x-1}> a^{x-1}[/tex3]
Caso 1: [tex3]x>1[/tex3]
Neste caso devemos ter [tex3]a^{-2x}> a[/tex3] (já que [tex3]a>1[/tex3]) logo [tex3]-2x>1[/tex3] ou seja [tex3]x< -\dfrac{1}{2}[/tex3] que está em contradição com a nossa suposição de [tex3]x>1[/tex3].
Caso 2: [tex3]x<1[/tex3]
Neste caso a inequação só é válida quando [tex3]a^{-2x}< a[/tex3] ou seja [tex3]-2x<1[/tex3] e [tex3]x> -\dfrac{1}{2}[/tex3]. Neste caso temos a solução [tex3]]-\dfrac{1}{2};1[[/tex3].
E esta é a solução (o caso [tex3]x=1[/tex3] não tem solução porque neste caso [tex3](a^{-2x})^{x-1}=a^{x-1}=1[/tex3]).
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID: 24633) em 19 Jun 2020, 11:37, em um total de 1 vez.
anastacialina Offline
1 - Trainee
Jun 2020 19 14:33

@ASPIRADEDEU, entendi sim. Muito obrigado.
[user]pedro1729[/user], também entendi sua resolução. Achei-a muito engenhosa. Mas assumo que não pensaria nisso de jeito nenhum. Obrigado, sweetie.

PS.: as duas respostas me atenderam. Mas como a do @ASPIRADEDEU foi primeiro vou acabar por eleger a dele. Reitero, gostei de ambas: a primeira foi "quadradinha", ótima para ganho de tempo. Já a segunda achei bem criativa, e vou tentar absorver para usar em próximas vezes.

To infinity... and beyond!
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
anastacialina Offline
1 - Trainee
Jun 2020 19 14:46

Bertrand Russel escreveu:Aqueles que me ensinaram o cálculo infinitesimal não conheciam provas convincentes de seus teoremas e tentaram fazer-me aceitar os sofismas sociais como um ato de fé.
Ah... poderia me explicar essa frase? Eu tenho uma certa interpretação, mas gostaria de saber qual foi a sua. Afinal ela virou sua assinatura, né. ♥♥♥
Jun 2020 19 18:28

anastacialina escreveu: 19 Jun 2020, 14:46
Bertrand Russel escreveu:Aqueles que me ensinaram o cálculo infinitesimal não conheciam provas convincentes de seus teoremas e tentaram fazer-me aceitar os sofismas sociais como um ato de fé.
Ah... poderia me explicar essa frase? Eu tenho uma certa interpretação, mas gostaria de saber qual foi a sua. Afinal ela virou sua assinatura, né. ♥♥♥
É uma crítica ao "decorismo", vi essa frase num livro do Iezzi. Não sei porque não quis sair da minha cabeça, então coloquei.
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID: 24633) em 19 Jun 2020, 18:30, em um total de 1 vez.
Jun 2020 19 18:33

anastacialina escreveu: 19 Jun 2020, 14:33 @ASPIRADEDEU, entendi sim. Muito obrigado.
[user]pedro1729[/user], também entendi sua resolução. Achei-a muito engenhosa. Mas assumo que não pensaria nisso de jeito nenhum. Obrigado, sweetie.

PS.: as duas respostas me atenderam. Mas como a do @ASPIRADEDEU foi primeiro vou acabar por eleger a dele. Reitero, gostei de ambas: a primeira foi "quadradinha", ótima para ganho de tempo. Já a segunda achei bem criativa, e vou tentar absorver para usar em próximas vezes.

To infinity... and beyond!
Para ser sincero eu tentei resolver do jeito do Aspiradeu mas eu acabei me embolando na hora de resolver e cheguei em [tex3]-2x^2+x-1=0[/tex3] que não tem solução; aí eu resolvi do outro jeito.
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID: 24633) em 19 Jun 2020, 18:34, em um total de 1 vez.
Responder