• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180

Física I(UFMS – 2007) Força resultante e centro de massa Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica
anastacialina Offline
1 - Trainee
Jun 2020 25 15:45

(UFMS – 2007) Força resultante e centro de massa

Mensagem por anastacialina »

Oi, gente. Poderia me ajudar aqui?

02. Como assim? A força resultante não depende do referencial? E aquela "ideia" de não podermos aplicar a segunda lei de Newton para referencias não inerciais, poderiam me explicar? Tem haver com isso? Sempre repeti esse "chavão", mas nunca realmente entendi.

16. Poderia pensar em um exemplo onde eu aplico uma força resultante diferente de zero e mesmo assim a "energia de movimento" (isso seria cinética, né?) permaneça constante? Em todos os casos que eu sou capaz de conceber não consigo admitir que a energia cinética não varie, para mim ela sempre irá variar. Pois [tex3]\mathrm{E_{C} = \frac{m \cdot v^2}{2}}[/tex3], assim vejo que Ec depende de V. Como tenho uma força resultante, tenho também uma aceleração resultante. Deste modo sei que a velocidade se alterará, assim digo que Ec também será alterada.

UFMS 2007 — Um sistema físico é considerado uma parte limitada do universo. Todo o resto, que não pertence ao sistema físico, considera-se como vizinhanças. Vizinhanças podem interagir com o sistema aplicando simultaneamente forças de várias origens (natureza) como: gravitacionais, elétricas, magnéticas etc. Considerando a segunda lei de Newton Fr = m ar , na qual se lê: “A força resultante em um sistema é igual ao produto da sua massa pela aceleração”, é correto afirmar:

01. Pela segunda lei de Newton, conclui-se que, quando a força resultante Fᵣ em um sistema, é nula, o movimento do centro de massa do sistema pode ser retilíneo.
02. O valor da força resultante Fᵣ em um sistema, não depende de o referencial ser inercial ou não inercial.
04. A origem (natureza) da força resultante Fᵣ em um sistema físico, é igual à origem (natureza) de uma das forças de maior intensidade aplicadas no sistema.
08. Quando o centro de massa CM de um sistema está em repouso em um referencial inercial, conclui-se que não existe força aplicada sobre o sistema.
16. Se a força resultante Fᵣ em um sistema é diferente de zero num referencial inercial, a energia de movimento do sistema é variável em qualquer referencial inercial.
Resposta

3
PS: na possibilidade de eu ter digitado algo errado.
37.png
37.png (378.18 KiB) Exibido 1615 vezes
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
CogitoErgoGre Offline
2 - Nerd
Agradeceram: 1 vez
Jun 2020 25 16:02

Re: (UFMS – 2007) Força resultante e centro de massa

Mensagem por CogitoErgoGre »

Oi anastacialina,
então, a questão sobre um referencial inercial quanto a força resultante, imagine o seguinte:
vc está em um trem de frente pra um balcão extremamente liso e com um copo em cima dele, derrepente o trem freia. Pra vc que ta dentro do trem, o copo parece que sofreu uma aceleração, mas alguem de fora do trem, que estiver parado ou em movimento constante (inerte ao copo), vai perceber que na verdade o copo continuou o caminho que ele tava e o trem que foi desacelerado.
Dessa forma, vc que está dentro do trem não é um referencial inercial porque não está inerte em relação ao copo. O que a afirmativa 02 aborda no entanto, não é o movimento aparente, mas as forças que atuam no copo - essas sim, sempre as mesmas. As forças que atuam no copo são sempre as mesmas, independente de quem olha.

Quanto à 16, a mesma ideia que eu apresentei acima, mas pra energia : como as forças aplicadas em um corpo não mudam com o referencial, a energia também não.

espero ter ajudado, qualquer coisa tamo aí :)
"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan
anastacialina Offline
1 - Trainee
Jun 2020 25 17:43

Mensagem por anastacialina »

Obrigado, @CogitoErgoGre! Mas o mínimo aceito é 20 caracteres, então eu estou escrevendo isso. ♥♥♥
Editado pela última vez por anastacialina em 25 Jun 2020, 17:43, em um total de 1 vez.
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
CogitoErgoGre Offline
2 - Nerd
Agradeceram: 1 vez
Jun 2020 25 19:00

Mensagem por CogitoErgoGre »

Nadaa ... aliás, um livro muito bom pra estudar essa parte mais teórica da dinâmica é o "Principia", do newton msm; quem melhor pra explicar do que o cara que formulou tudo isso kk
"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan
Responder