• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Pré-VestibularContagem — Urna com número de bolas

Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
anastacialina Offline
1 - Trainee
Ago 2020 08 19:30

Contagem — Urna com número de bolas

Mensagem por anastacialina »

Oi, gente? Eu acabei de entrar em teoria das probabilidades. O primeiro exercício (de revisão) foi bem fácil. Olha só:

• Enumere o espaço amostral do evento de retirar 3 bolas, sucessivamente e sem reposição, de uma urna contendo 3 bolas pretas e 4 brancas.

A resposta que eu dei foi através da listagem:
Ω = {(P; P; P), (P; P; B), (P; B; P), (B; P; P), (P; B; B), (B; P; B), (B; B; P), (B; B; B)}

Bem, eu consegui fazer isso (listagem) por que estamos falando de valores pequenos. n(Ω) = 8. Mas e se fosse valores grandes? Listagem seria inviável.

Eis o que eu estava pensando, nem sei se isso configura assunto do EM. Mas fiquei com dúvida. Ah... o "exercício" que proponho, eu não vi em lugar algum; foi mais uma espécie de devaneio. Mais uma vez: não sei se é viável uma solução "na mão".

"Temos 2 bolas pretas, 2 bolas brancas e 1 bola vermelha. Iremos agora retirar 3 bolas consecutivamente. E não iremos retornar as bolas para dentro da urna. Se retirarmos uma bola preta da urna, então lá dentro só haverá mais uma bola preta. Afinal só tínhamos duas no início. De quantas formas podemos retirar 3 bolas de dentro da urna?"

Eu mais uma vez recorri a listagem. Não saiu nada analiticamente. LOL. Ah... pode ser que eu tenha perdido algum caso na listagem. Encontrei 18 possibilidades. Claro, levando em conta que a ordem de retirada é relevante. Ou seja, (P, P, B) seria diferente de (B, P, P). Onde P é "preta", B é "branca" e temos o seguinte posicionamento: ("símbolo da primeira bola"; "símbolo da segunda bola"; "símbolo da terceira bola").
1.jpg
1.jpg (54.63 KiB) Exibido 1101 vezes
Coisas que percebi, mas não me fizeram chegar em lugar algum: parece uma espécie de arranjo com repetição. Mas eu não posso repetir quantas vezes eu quiser. Existe um fator limitante. Seria o número de bolas de uma determinada cor. No último caso: posso repetir no máximo 2 vezes a bola preta ou 2 vezes a bola branca. E só posso ter uma vez no máximo a bola vermelha.

Eis um outro caso que eu fiz para ver se algo saia analiticamente. E advinha? Não saiu.

"Temos agora 6 bolas: 5 brancas e 1 vermelha. De quantas maneira podemos retirar 5 bolas? A ordem é relevante."
2.jpg
2.jpg (27.12 KiB) Exibido 1101 vezes
Parece ser um arranjo de 6 elementos tomados 5 a 5. Onde um dos elementos se repete 5 vezes.

Agora... se tivermos "n" bolas dentro de uma urna e quisermos retirar "p" bolas. Ah... temos "j" cores de bolas. E cada cor se repete um número definido de vezes. Cor "j1" se repete "α" vezes; cor "j2" se repete "β" vezes; cor "j3" se repte "γ" vezes... assim por diante. De quantas formas podemos retirar as "p" bolas da urna? Não é permitido a reposição de bolas.

Se você puder me ajudar, poderia ser com o primeiro "exercício". Aquele de 2 pretas, 2 brancas e 1 vermelha. Claro, mas só se você puder e quiser. That's all folks!
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Responder