Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Oi, gente? Poderiam me ajudar nesse exercício aqui. Até que vi uma resolução online, mas não consegui entender.
Poliedro — Dispomos de três urnas, A, B e C, com as seguintes composições.
A — 4 bolas vermelhas e 2 pretas.
B — 5 bolas vermelhas, 3 brancas e 4 pretas.
C — 6 bolas pretas e 5 brancas.
Retira-se uma bola de A e coloca-se na urna B; a seguir, retira-se uma bola de B e coloca-se em C. Retirando-se uma bola de C, qual é a probabilidade desta ser vermelha ou branca?
Resposta
17/36
tags: questao 31, exercicio propostos
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Como as únicas cores possíveis são vermelho, branco ou preto a probabilidade da bola ser branca ou vermelha é igual a probabilidade da bola não ser preta; ou seja [tex3]1[/tex3] menos a probabilidade da bola ser preta.
Calculemos então a probabilidade da bola ser preta.
Inicialmente há 12 bolas ao todo na caixa B. Note que qualquer que seja a bola retirada na caixa A haverão 13 bolas na caixa B no primeiro processo.
Porém não podemos dizer ao certo quantas bolas pretas há pois não sabemos se a bola retirada da primeira caixa é vermelha ou preta. Não nos resta outra alternativa vamos ter que abrir em casos
Se a bola retirada de A não for preta:
Neste caso, o número de bolas pretas em B se conservará. Depois de passar a bola de A para B haverão [tex3]13[/tex3] bolas em B ao todo; e como o número de bolas pretas em B é conservado (ou seja [tex3]4[/tex3]) a probabilidade da bola retirada ser preta no primeiro caso é [tex3]\frac{4}{13}.[/tex3] Porém, não sabemos se este caso acontecerá ou não; só sabemos que a probabilidade dele acontecer (ou seja da primeira bola retirada não ser preta) é [tex3]\frac{2}{3}[/tex3] (verifique)
Dessa forma a probabilidade do caso 1 ocorrer e depois retirarmos a bola preta é o produto das probabilidades ou seja [tex3]\frac{4}{13}\cdot \frac{2}{3}=\frac{8}{39}.[/tex3]
Se a bola retirada for preta
Neste caso, ainda haverão [tex3]13[/tex3] bolas na urna B porém, haverão 5 e não 4 bolas pretas pois (neste caso) a bola retirada de A e posta em B foi preta. Então a probabilidade da bola ser preta neste caso é [tex3]\frac{5}{13}.[/tex3] Mas a probabilidade deste caso ocorrer (ou seja da bola retirada de B for preta) é [tex3]\frac{1}{3}.[/tex3]
Repetindo o raciocínio do caso anterior, temos que a probabilidade deste caso ocorrer e da bola retirada ser preta é [tex3]\frac{5}{13}\cdot \frac{1}{3}=\frac{5}{39}.[/tex3]
Dessa forma a probabilidade da bola retirada em B ser preta em qualquer caso é [tex3]\frac{8}{39}+\frac{5}{39}=\frac{13}{39}=\frac{1}{3}[/tex3] então a probabilidade da bola não ser preta (ou seja ser vermelha ou branca) é [tex3]1-\frac{1}{3}=\frac{2}{3}.[/tex3]
Agora temos que dividir em casos de novo (droga!)
Se a bola transferida de B para C for preta
Este caso ocorre com probabilidade [tex3]\frac{1}{3}[/tex3]
Neste caso, haverão 12 bolas em C, dentre as quais 7 são pretas. Então a probabilidade da bola retirada de C for preta (neste caso) é [tex3]\frac{7}{12}.[/tex3] Então a probabilidade deste caso ocorrer e depois a bola retirada for preta é [tex3]\frac{7}{12}\cdot \frac{1}{3}=\frac{7}{36}[/tex3]
Se a bola transferida de B para C não for preta
Este caso ocorre com probabilidade [tex3]\frac{2}{3}.[/tex3]
Neste caso, haverão 12 bolas na urna C dentre as quais 6 serão pretas. Então a probabilidade deste caso ocorrer e depois a bola retirada for preta é [tex3]\frac{2}{3}\cdot \frac{6}{12}=\frac{1}{3}[/tex3]
Então a probabilidade da bola ser preta é [tex3]\frac{1}{3}+\frac{7}{36}=\frac{19}{36}[/tex3] então a probabilidade da bola não ser preta (ou seja ser branca ou vermelha) é [tex3]1-\frac{19}{36}=\boxed{\boxed{\frac{17}{36}}}[/tex3]
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID: 24633) em 10 Ago 2020, 16:12, em um total de 6 vezes.
Lembre-se que eventos dependentes tu multiplica e eventos independentes tu soma as probabilidades.
Concorda que ao retirar e colocar em outra urna , cada evento depende da anterior? Então usa o principio multiplicativo.
Vamos separar em 6 casos:
V-V / V-P / V-B / P -V / P - B / P-P
Em que representa as possiveis cores retiradas respectivamente nas urnas A e B.
Vou fazer 2 casos , depois deixarei tu terminar.
1 caso) V - V
Na primeira retirada , concorda que a probabilidade de sair vermelho é de 2/3? Entao , voce retira uma bola vermelha e a coloca na urna B.
Na segunda retirada , teremos ao todo 12 + 1 = 13 bolas sendo que a bola adicionada foi vermelha. Entao para retirar uma bola vermelha a probabilidade será de (5+1) /(12+1) = 6/13
Na ultima urna , teremos ao todo 11+1 = bolas sendo que a bola adicionada foi vermelha. Entao para retirar uma bola V ou B , concorda que é mesma coisa que considerar que as duas cores são uma só unica? Entao a probabilidade será de (5+1)/ (11+1) = 1/2
Como eu disse no inicio sao eventos dependentes , entao no final para que esses tres eventos aconteçam voce deverá MULTIPLICAR todas as probabilidades.
2 caso) P-B
Urna A= para retirar uma preta , a probabilidade será de 2/6 = 1/3
Urna B = para retirar uma branca , a probabilidade será de 3/(12+1) = 3/13 (nunca esqueça de somar uma bola)
Urna C= Nessa caso , uma branca foi adicionada, entao teremos ao todo 6 brancas e 6 pretas e para retirar uma branca , a probabilidade será de 1/2
Novamente, tu vai multiplicar todas as possibilidades.
No final dos 6 casos , como agora esses 6 casos são eventos INDEPENDENTES , voce ira somar todas as probabilidades.
Editado pela última vez por A13235378 em 10 Ago 2020, 15:55, em um total de 1 vez.
"O que sabemos é uma gota , o que ignoramos é um oceano." Isaac Newton
Ufa!!! Depois de editar a mensagem 4 vezes eu consegui achar o gabarito. Droga Poliedro, sabemos fazer contas (praticamente é só isso que a gente faz no fundamental, não? Foi mal não podia perder a oportunidade de criticar o sistema.) O mais difícil (na minha opinião) não são as contas e sim não se perder em meio aos cálculos; se não fosse o gabarito sabe-se lá que resposta insana eu teria achado
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID: 24633) em 10 Ago 2020, 16:07, em um total de 2 vezes.
pedro1729 escreveu: 10 Ago 2020, 16:06
Ufa!!! Depois de editar a questão 4 vezes eu consegui achar o gabarito. Droga Poliedro, sabemos fazer contas (praticamente é só isso que a gente faz no fundamental, não; foi mal não podia perder a oportunidade de criticar o sistema.) O mais díficil para mim não é as contas e sim não se perder em meio aos cálculos; se não fosse o gabarito sabe-se lá que resposta insana eu teria achado
Sim . usei uma pagina inteira só de conta pq estava errando cada besteira
"O que sabemos é uma gota , o que ignoramos é um oceano." Isaac Newton
[user]pedro1729[/user], muuuuuuuuuuuuuuito obrigado! Você não tem noção como eu penei nessa questão. LOL.
pedro1729 escreveu: 10 Ago 2020, 16:06
Foi mal não podia perder a oportunidade de criticar o sistema.
Só observo. kkk
@A13235378, muito obrigado também. Sim eu fiz os outros casos, mas tô tão cansada agora. Acho que posto amanhã.
Vocês são uns anjos mesmo, o que seria da minha pessoa sem vocês!?
ps: como é de praxe vou "eleger" a primeira resposta. Só por cronologia mesmo, okay? Dado que ambas ajudaram de igual forma.
Editado pela última vez por anastacialina em 10 Ago 2020, 20:54, em um total de 1 vez.
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Numa urna temos uma bola preta e nova bolas brancas,numa segunda urna temos x bolas pretas e o restante brancas,num total de dez bolas. Uma primeira experiência consiste em retirar ao acaso uma bola de cada urna. Numa segunda experiência as bolas...
Uma urna contém duas bolas brancas, três bolas vermelhas e duas bolas pretas. As bolas são extraídas uma a uma, sem reposição até a urna ficar vazia.
A probabilidade de que a primeira e as últimas bolas retiradas sejam da mesma cor, é:
São dadas duas urnas, A e B:
* A urna A contém 5 bolas vermelhas e 3 bolas brancas;
* A urna B contém 1 bola vermelha e 3 bolas brancas.
Lança-se um dado não viciado. Se ocorrer a face 3 ou 6, uma bola da urna B é colocada na urna A, e então uma...
Trê caixas têm o seguinte conteúdo: caixa A, 2 bolas brancas, 3 pretas e 4 verdes; caixaB, 1 brancas, 2 pretas e 4 verdes; caixa B, 1 branca, 2 pretas e 1 verde; caixa C, 5 brancas, 3 pretas e 2 verdes. Retirando-se uma bola de cada caixa, qual a...
Supondo que se distribui n bolas em n urnas e dado que a urna 1 está vazia, qual a probabilidade de que somente uma urna esteja vazia? Pensei que o número de maneiras de escolher 2 bolas de n bolas seria a combinação C n,2 e o espaço amostral...