• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Física III(Fuvest) Eletróstática Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo
anastacialina Offline
1 - Trainee
Ago 2020 16 14:19

(Fuvest) Eletróstática

Mensagem por anastacialina »

Oi, gente!!!!!!! How you doin'? Uuuu.uuuuU terminei a frente 1 de mat. Não aguentava mais mat! Tá, parei...
Poderiam me ajudar nessa questão aqui? Eu até que cheguei facilmente no gabarito, mas não foi a primeira resposta que eu dei. Agora não sei se a minha seria consirerada correta pelo "homem da banca".

Olhem, eu cheguei em [tex3]\mathrm{F_R = \frac{v^2 \cdot m \cdot \sqrt2}{a}}[/tex3]. Veja que apenas aplique o "conceita de aceleração centrípeta", mas o gabarito pedia de outro jeito. Ele não deu "v". Mas o enunciado não proibiu também. :|

ps.: só a letra "a", okay?
Fuvest — Quatro pequenas esferas de massa m estão carregadas com carga de mesmo valor absoluto q, sendo duas negativas e duas positivas, como mostra a figura. As esferas estão dispostas formando um quadrado de lado a e giram numa trajetória circular de centro O, no plano do quadrado, com velocidade constante v. Suponha que as únicas forças atuantes sobre as esferas são devidas à interação eletrostática. A constante de permissividade elétrica é ε₀. Todas as grandezas (dadas e solicitadas) estão em unidades SI.
2.png
2.png (52.71 KiB) Exibido 3989 vezes
a) Determine a expressão do módulo da força eletrostática resultante [tex3]\mathrm{\vec F}[/tex3] que atua em cada esfera e indique sua direção.

b) Determine a expressão do módulo da velocidade tangencial [tex3]\mathrm{\vec v}[/tex3] das esferas.
Resposta

a) [tex3]\mathrm{F_R = \frac{1}{4 \pi \varepsilon_0} \cdot \frac{q^2}{ma} \left( \sqrt2 - \frac{1}{2} \right)}[/tex3], apontando para o centro da trajetória (ponto O).
b) [tex3]\mathrm{v = \sqrt{\frac{1}{4 \pi \varepsilon_0} \cdot \frac{q^2}{ma} \left( 1 - \frac{\sqrt2}{4} \right)}}[/tex3]
Editado pela última vez por anastacialina em 16 Ago 2020, 14:21, em um total de 1 vez.
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
FelipeMartin Offline
4 - Sabe Tudo
Agradeceu: 121 vezes
Agradeceram: 171 vezes
Ago 2020 16 14:40

Re: (Fuvest) Eletróstática

Mensagem por FelipeMartin »

você não está errada.
Mas deve lembrar que a força centrípeta não é como o peso ou a eletrostática que aparecem magicamente nos corpos só por estarem dentro dos campos elétrico/gravitacional.
A força centrípeta nunca surge no nada ela SEMPRE é uma "força externa" atuando no corpo. Sem uma "força externa" atuando nenhum corpo é capaz de girar (1ª lei de Newton).

A sua expressão diz que a força resultante deve ser a centrípeta dada por essa fórmula, ok, verdade.

Mas a pergunta é qual é a força que está agindo sobre o corpo que será essa força centrípeta? A resposta é a força eletrostática das outras 3 cargas.

Então, apesar de você ter feito a equação correta, eles querem a resultante das forças externas (no caso as elétricas).

A carga diametralmente oposta faz uma força [tex3]k \cdot \frac{q^2}{(\sqrt2a)^2}[/tex3] comprimindo contra a parede. [tex3]k =\frac1{4\pi\epsilon_0}[/tex3]
As cargas adjacentes fazem uma força de [tex3]k \cdot \frac{q^2}{a^2} \sqrt2[/tex3] puxando para o centro.
Então a resultante elétrica (que será a centrípeta) é:
[tex3]k \cdot \frac{q^2}{a^2}(\sqrt2 - \frac12) = \frac{q^2}{4\pi\epsilon_0 a^2}(\sqrt2 - \frac12)[/tex3]
Editado pela última vez por FelipeMartin em 16 Ago 2020, 15:25, em um total de 1 vez.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
anastacialina Offline
1 - Trainee
Ago 2020 16 14:59

Re: (Fuvest) Eletróstática

Mensagem por anastacialina »

É... faz bastante sentido. Todavia ainda tô com raiva de eles não terem me proibido de usar o "v" na resposta. Mas das próximas vezes tomo mais cuidado. Obrigado, sweetie!
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Responder