Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Oi, pessoas? Sup? Poderiam me ajudar com essa questão? Eu fiz assim: testei! LOL. Acertei de terceira, testei "a", "b" e "c". Mas isso por que é rápido e fácil balancear essas equações. Mas e se não fosse? Como vocês fariam sem ser na base do teste?
Fuvest — Um hidrocarboneto gasoso (que pode ser eteno, etino, propano, etano ou metano) está contido em um recipiente de 1 L, a 25 °C e 1 atm. A combustão total desse hidrocarboneto requer exatamente 5 L de O₂, medidos nas mesmas condições de temperatura e pressão. Portanto, esse hidrocarboneto deve ser:
Editado pela última vez por anastacialina em 24 Ago 2020, 17:41, em um total de 1 vez.
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Basta relembrar da lei de Gay-Lussac para as proporções volumétricas, na qual diz que os reagentes gasosos reagem entre si para dar produtos obedecem proporções volumétricas definidas nas mesmas condições de temperatura e pressão. Porém, como sabemos, os volumes ocupados são diretamente proporcionais ao número de mol de cada reagente. Assim, se temos uma reação 2:1, nas CNTP, 44,8L de um irá reagir com 22,4L do outro. Perceba que a proporção volumétrica é 2:1, ou seja, se 1L de uma espécie, como no enunciado, reage com 5L de oxigênio, a proporção estequiométrica é 1:5. Basta, então, fazer a equação de combustão do gás e achar que 1mol de determinado gás reage com 5mol de oxigênio.
Ps.: O problema poderia falar também que a queima gera 3L de CO2, sem falar que reage com 5L de O2, assim, você já iria saber que na estequiometria da reação, 3mol de CO2 seriam gerados. Porém, tome muito cuidado! Só podemos usar essa relação se os reagentes e produtos estiverem nas mesmas condições de temperatura e pressão. Podemos demonstrar isso pela equação dos gases ideais de Clapeyron, mas acho que já é demais. Dê uma olhada em Leis Ponderais!
Oh... oh... calm down! Eu não entendo meu material; em tese era para eu já ter visto isso esse conteúdo que você me disse, mas ainda não vi. Mas o lance da lei de Gay-Lussac tive que dar um olhadinha superficial. Obrigado! De qualquer forma eu vou guardar aqui na minha agendinha para quando eu passar em lei ponderais. Voltarei aqui e para entender o post tododinho. Já deu um clareada. ♥♥♥
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Introduz-se em um recipiente, com êmbolo móvel, 30 cm³ de uma mistura de metano (CH4) e propano (C3H8), nas condições ambiente. posteriormente, introduz-se 150 cm³ de O2 nas mesmas condições. Faz-se a combustão, e nota-se que, nas condições...
Se antes CH4 + C3H8 + 502 --> 2CO2 + 6H20 produzia 30cm³ por mol. E os produtos formavam 2.30+6.30=240 cm³ e agora com a contração de volume de volume de 80 cm³ produzirá somente 160cm³ (240-80). Portanto, agora o volume molar terá que ser di...
(FUVEST-SP) A reação química responsável pelo funcionamento dos motores a álcool ocorre principalmente na fase de: a) mistura de ar com o álcool. b) compressão da mistura ar-álcool. c) explosão da mistura ar-álcool. d) expansão dos gases de...
A combustão completa de [tex3]1[/tex3] mol de um hidrocarboneto e [tex3]1[/tex3] mol de um álcool consome, cada uma [tex3]3[/tex3] mol de [tex3]O_{2}[/tex3].
É correto afirmar que esses compostos são:
Uma mistura de metano e ar atmosférico, a 298 K e 1 atm, entre em combustão num reservatório adiabático, consumindo completamente o metano. O processo ocorre a pressão constante e os produtos formados ([tex3]CO_2[/tex3], [tex3]H_2O[/tex3],...