• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Química Orgânica(Fuvest) Combustão do propano Tópico resolvido

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju
anastacialina Offline
1 - Trainee
Ago 2020 24 17:41

(Fuvest) Combustão do propano

Mensagem por anastacialina »

Oi, pessoas? Sup? Poderiam me ajudar com essa questão? Eu fiz assim: testei! LOL. Acertei de terceira, testei "a", "b" e "c". Mas isso por que é rápido e fácil balancear essas equações. Mas e se não fosse? Como vocês fariam sem ser na base do teste?
Fuvest — Um hidrocarboneto gasoso (que pode ser eteno, etino, propano, etano ou metano) está contido em um recipiente de 1 L, a 25 °C e 1 atm. A combustão total desse hidrocarboneto requer exatamente 5 L de O₂, medidos nas mesmas condições de temperatura e pressão. Portanto, esse hidrocarboneto deve ser:

(a) eteno.
(b) etino.
(c) propano.
(d) etano.
(e) metano.
Resposta

c
Editado pela última vez por anastacialina em 24 Ago 2020, 17:41, em um total de 1 vez.
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Ósmio Offline
5 - Mestre
Agradeceram: 13 vezes
Ago 2020 24 18:49

Re: (Fuvest) Combustão do propano

Mensagem por Ósmio »

Olá anastacialina,

Basta relembrar da lei de Gay-Lussac para as proporções volumétricas, na qual diz que os reagentes gasosos reagem entre si para dar produtos obedecem proporções volumétricas definidas nas mesmas condições de temperatura e pressão. Porém, como sabemos, os volumes ocupados são diretamente proporcionais ao número de mol de cada reagente. Assim, se temos uma reação 2:1, nas CNTP, 44,8L de um irá reagir com 22,4L do outro. Perceba que a proporção volumétrica é 2:1, ou seja, se 1L de uma espécie, como no enunciado, reage com 5L de oxigênio, a proporção estequiométrica é 1:5. Basta, então, fazer a equação de combustão do gás e achar que 1mol de determinado gás reage com 5mol de oxigênio.

Ps.: O problema poderia falar também que a queima gera 3L de CO2, sem falar que reage com 5L de O2, assim, você já iria saber que na estequiometria da reação, 3mol de CO2 seriam gerados. Porém, tome muito cuidado! Só podemos usar essa relação se os reagentes e produtos estiverem nas mesmas condições de temperatura e pressão. Podemos demonstrar isso pela equação dos gases ideais de Clapeyron, mas acho que já é demais. Dê uma olhada em Leis Ponderais!
anastacialina Offline
1 - Trainee
Ago 2020 25 07:08

Re: (Fuvest) Combustão do propano

Mensagem por anastacialina »

Oh... oh... calm down! Eu não entendo meu material; em tese era para eu já ter visto isso esse conteúdo que você me disse, mas ainda não vi. Mas o lance da lei de Gay-Lussac tive que dar um olhadinha superficial. Obrigado! De qualquer forma eu vou guardar aqui na minha agendinha para quando eu passar em lei ponderais. Voltarei aqui e para entender o post tododinho. Já deu um clareada. ♥♥♥
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Responder