• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

Química Orgânica(UFU 2016) Caráter básico dos compostos orgânicos Tópico resolvido

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju
anastacialina Offline
1 - Trainee
Ago 2020 25 16:24

(UFU 2016) Caráter básico dos compostos orgânicos

Mensagem por anastacialina »

Oi, gente? Poderiam me ajudar nessa questão? Até que dá pra acertar facilmente essa questão através da fórmula molecular. Mas e se não desse? Eu provalmente precisaria do significado dessas palavrinhas, seja nessa questão ou em outra: básico, alcalino e adstringente. Básico eu sei o que é. Mas alcalino e adstrigentes seriam sinônimos intercambiáveis de básico? Eu até suspeito, mas não gosto de suspeição; prefiro esperar alguém que saiba muito mais que eu... Só isso de dúvida mesmo. :D
UFU 2016 — A ibogaína é extraída dessa raiz e tem fórmula estrutural
8.png
8.png (36.85 KiB) Exibido 1569 vezes
A partir da análise de sua estrutura, verifica-se que a ibogaína possui fórmula molecular
(a) C₁₉H₂₄N₂O e possui caráter básico.
(b) C₁₉H₂₃N₂O e possui caráter ácido.
(c) C₂₀H₂₆N₂O e possui caráter alcalino.
(d) C₂₀H₂₄N₂O e possui caráter adstringente.
Resposta

c
Editado pela última vez por anastacialina em 25 Ago 2020, 16:26, em um total de 2 vezes.
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
ASPIRADEDEU Offline
2 - Nerd
Ago 2020 26 11:17

Re: (UFU 2016) Caráter básico dos compostos orgânicos

Mensagem por ASPIRADEDEU »

GAB:C, A formula da IBOGAINA é C20H26N2O, o que já eliminaria A e B/ ela é alcalina pela presença de amina secundária(mais forte e alcalina que as outras duas aminas)

Básico=Alcalino são a mesma coisa,ou seja,sinónimos
Adstringente=São Substâncias Químicas que possuem poder de constricção geralmente de uso medicinal/cosmético e alto peso molécular,ou seja,não tem nada haver com ideia de basicidade e acidez,mas sim com propriedades químicas de determinados produtos(é comum vestibulares botarem palavra estranhas e desconhecidas para confundir o candidato)
Editado pela última vez por ASPIRADEDEU em 26 Ago 2020, 11:27, em um total de 2 vezes.
“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill
anastacialina Offline
1 - Trainee
Ago 2020 26 15:47

Re: (UFU 2016) Caráter básico dos compostos orgânicos

Mensagem por anastacialina »

[user][user]ASPIRADEDEU[/user], obrigado! E eu pensava que adstringente seria sinônimo de básico. LOL. ♥♥♥
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Responder