Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Seja: [tex3]f(x)=4x^3[/tex3] quando 0<x<1 e igual a zero em outro caso.
a) Ache um número a tal que se tenha igual probabilidade de x ser maior do que a e ser menor do que a.
Assim, se ele apenas quiser um número [tex3]a\in D=(0,1)[/tex3], tal que se tenha igual probabilidade de [tex3]x\in D[/tex3] ser maior e menor que [tex3]a[/tex3], esse é mais fácil de fazer.
Dado este número [tex3]a[/tex3], podemos dividir o intervalo [tex3]D[/tex3] em duas partes: [tex3]D=(0,a]\cup[a,1)[/tex3]
Para que [tex3]x < a[/tex3], devemos ter [tex3]x\in(0,a][/tex3]. A probabilidade de obtermos um valor dentro de um intervalo é o comprimento do intervalo desejado dividido pelo comprimento do intervalo total: [tex3]\text{L}\{D\}=1-0=1[/tex3] [tex3]\text{L}\{(0,a]\}=a-0=a[/tex3]
Assim: [tex3]P(x< a)={\text{L}\{(0,a]\}\over \text{L}\{D\}}[/tex3] [tex3]P(x< a)=a[/tex3]
Analogamente, para que [tex3]x > a[/tex3], devemos ter [tex3]x\in[a,1)[/tex3]. [tex3]\text{L}\{[a,1)\}=1-a[/tex3]
Assim: [tex3]P(x> a)={\text{L}\{[a,1)\}\over \text{L}\{D\}}[/tex3] [tex3]P(x> a)=1-a[/tex3]
Queremos que estas sejam iguais: [tex3]P(x< a)=P(x> a)[/tex3] [tex3]a=1-a[/tex3] [tex3]2a=1[/tex3] [tex3]a={1\over2}=0.5[/tex3]
Sem ver o livro, não consigo pensar em outra forma de resolver, por que não sei o que ele quer.
Editado pela última vez por AnthonyC em 28 Ago 2020, 15:09, em um total de 2 vezes.
[tex3]\color{YellowOrange}\textbf{Não importa o quanto se esforce ou evolua, você sempre estará abaixo do Sol}[/tex3] [tex3]\textbf{Escanor}[/tex3]
Suponha que a variavel aleatoria X é uniformemente distribuida em [-4; 2]. Sendo [tex3]Y = 9 - X^2[/tex3], determine a função densidade de probabilidade de Y .
Bem ate agora eu sei a função de densidade de probabilidade de X=1/6
Subtraindo um em relação ao anterior temos. [tex3]P(1)=\frac{1}{2}-\frac{1}{4}=\frac{1}{4}[/tex3] [tex3]P(2)=\frac{11}{12}-\frac{1}{2}=\frac{5}{12}[/tex3] [tex3]P(3)=1-\frac{11}{12}=\frac{1}{12}[/tex3]
________________________________________________...