Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
O enunciado diz para considerar as afirmativas, eu consegui resolver as outras, mas fiquei empacado nesta:
II. [tex3]\sqrt{2+\sqrt{2}} = \frac{\sqrt{2+\sqrt{2}}}{\sqrt{2}} + \frac{\sqrt{2-\sqrt{2}}}{\sqrt{2}}[/tex3]
Resposta
Segundo o gabarito, a afirmativa está correta, mas não consegui chegar nesse processo de simplificação
[tex3]\frac{\sqrt{2+\sqrt{2}}}{\sqrt{2}}+\frac{\sqrt{2-\sqrt{2}}}{\sqrt{2}}=x[/tex3]
multiplicando ambos os lados por [tex3]\sqrt{2}[/tex3] [tex3]\sqrt{2}x=\sqrt{2+\sqrt{2}}+\sqrt{2-\sqrt{2}}[/tex3]
elevando ambos os lados ao quadrado [tex3]2x^2=2+\sqrt{2}+2\sqrt{2+\sqrt{2}}\sqrt{2-\sqrt{2}}+2-\sqrt{2}[/tex3] [tex3]2x^2=4+2\sqrt{(2+\sqrt{2})(2-\sqrt{2})}[/tex3]
dividindo ambos os lados por 2 [tex3]x^2=2+\sqrt{4-2}\\
x^2=2+\sqrt{2}[/tex3]
vamos tirar a raiz dos dois lados, normalmente, colocaríamos + ou -, porém, nosso x original era positivo, então vou manter somente o sinal de + [tex3]x=\sqrt{2+\sqrt{2}}[/tex3]
mas voltando la para cima, vemos que [tex3]\frac{\sqrt{2+\sqrt{2}}}{\sqrt{2}}+\frac{\sqrt{2-\sqrt{2}}}{\sqrt{2}}=x=\sqrt{2+\sqrt{2}}[/tex3]
pela propriedade da transitividade, vemos que realmente são iguais, portanto o item II está correto
Mto obrigado pela ajuda também, eu não era familiar com o conceito de radical duplo, mas agora entendi como funciona. Definitivamente vou utilizá-lo mais.
1.4 - Enquadramento de raízes quadradas de nºs que não são quadrados perfeitos - Tarefa 5 #1.4 ================================================================================= Conteúdos do manual Matemática - 9º ano Manual de Estudo Areal 9 -...
Sei que é possível obter um determinante de matrizes não quadradas, pois na geometria analitica a ÁREA de um polígono delimitado por n vértices pode ser calculado a partir da determinantes de n+1 pontos na matriz
Ex: pontos (2,1) (3,4) (5,3) (4,2)...
O Método do Cadarço (ou como eu chamo, Regra do Cadarço) não é um substituto do determinante. O determinante de uma matriz é definido apenas para matrizes quadradas, como já observado pelo Poti. No caso da Regra do Cadarço, o que ocorre é uma...