Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.) ou questões de estilo militar que você obteve durante seus estudos para esses vestibulares.
gente não acho resolução em lugar algum e estou o dia inteiro preso nesta questão alguém me ajuda porfavor!!!!
34. (IME) Prove que quando os arcos x e y verificam a relação [tex3]a\cdot \sen x \cdot \sen y + b \cdot \cos x \cdot \cos y = 0,[/tex3] a expressão [tex3]P = \frac{1}{a\cdot \sen^2x + b \cdot \cos^2x} + \frac{1}{a \cdot \sen^2y + b \cdot \cos^2y}[/tex3] é independente de x e y.
Resposta
infelizmente não achei gabarito em lugar nenhum também
Editado pela última vez por MateusQqMDMOD em 26 Jan 2021, 12:00, em um total de 1 vez.
Razão:retirar enunciado da imagem.
[tex3]P = \frac{1}{asen^2(x)+bcos^2(x)}+\frac{1}{asen^2(y)+bcos^2(y)}[/tex3] [tex3]P = \frac{\frac{1}{cos^2(x)}}{atan^2(x)+b}+ \frac{\frac{1}{cos^2(y)}}{atan^2(y)+b}[/tex3] [tex3]P = \frac{sec^2(x)}{atan^2(x)+b}+ \frac{sec^2(y)}{atan^2(y)+b}[/tex3] [tex3]P = \frac{tan^2(x)+1}{atan^2(x)+b}+ \frac{tan^2(y)+1}{atan^2(y)+b}[/tex3] [tex3]P\cdot a = \frac{atan^2(x)+a}{atan^2(x)+b}+ \frac{atan^2(y)+a}{atan^2(y)+b}[/tex3] [tex3]P\cdot a = \frac{atan^2(x)+b-b+a}{atan^2(x)+b}+ \frac{atan^2(y)+b-b+a}{atan^2(y)+b}[/tex3] [tex3]P\cdot a = 2+(a-b)\cdot (\frac{1}{atan^2(x)+b}+ \frac{1}{atan^2(y)+b})[/tex3] [tex3]P\cdot a = 2+(a-b)\cdot (\frac{1}{ \frac{b^2}{a\cdot tan^2(y)}+b}+ \frac{1}{atan^2(y)+b})[/tex3] [tex3]P\cdot a = 2+(a-b)\cdot (\frac{a\cdot tan^2(y)}{ b^2+ab\cdot tan^2(y)}+ \frac{1}{atan^2(y)+b})[/tex3] [tex3]P\cdot a = 2+(a-b)\cdot (\frac{a\cdot tan^2(y)+b}{ b\cdot (b+a\cdot tan^2(y))})[/tex3] [tex3]P\cdot a = 2+\frac{a-b}{b}[/tex3] [tex3]P = \frac{2}{a}+\frac{a-b}{ab}[/tex3] [tex3]P = \frac{a+b}{ab}[/tex3]
Repare que foram feitas várias divisões no processo, por exemplo, em (I) dividi tudo por [tex3]cos(x) \cdot cos(y) [/tex3], então é preciso verificar separadamente os casos em que [tex3]cos(x)=0 [/tex3] ou [tex3]cos(y)=0 [/tex3]. Em (II) dividi tudo por a, então é preciso verificar o caso em que [tex3]a=0[/tex3], etc, etc..... deixo para você verificar
Ninguém pode ser perfeito, mas todos podem ser melhores. [\Bob Esponja]
muitooo obrigado ittalo!!! Ajudou demais! tenho um grave problema no estudo sempre que fico emperrado em uma questão não consigo pensar em mais nada além dela! salvou meu diaaaaa
Já tentei por homotetia e por trigonometria e não consigo fazer, Não consegui achar essa questão na internet só em um site que a resposta está muito errada! Alguém me ajuda porfavor! E se possível teria como fazer por geometria e trigonometria?
Oii gente boa tarde!! Estou a um tempo tentando essa questão, acabei de conseguir fazer, mas não achei gabarito e se está cero, me ajudem pfv!!!! Na figura, A e T são pontos de tangencia, AT=BT=4, NB=3AB. Calcule NA.
Alguém me ajudaaa pfv, estou a praticamente 1 dia tentando ela e não saiu nada! Em um triângulo ABC se sabe que sua área é 4 raiz de 3 m², Â=60° e a bissetriz interna do ângulo  mede (8raiz de 3)/5 m. Se B > C, calcule cot[(B-C)/2].
Introdução (Desnecessária)
Primeiramente, eu fiquei num tempo de folga e obrigado pela pergunta! Eu fiquei cerca de 2h30 pra conseguir resolver! Foi realmente excitante. A ideia que eu usei pra resolver chega a ser simples no final das...