• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Química Geral(UFRGS 2010) Equilíbrio químico Tópico resolvido

anastacialina Offline
1 - Trainee
Fev 2021 01 13:25

(UFRGS 2010) Equilíbrio químico

Mensagem por anastacialina »

Oi, gente? Sup? :D Poderiam me ajudar aqui, por favor? Eu até que vi umas resoluções mas não entendi muito bem... ah, quando responder poderiam justificar com equações? Só I e II, tá?

UFRGS 2010 — Observe a reação química que segue.

NO₂ + CO → CO₂ + NO

Nessa reação, apenas o NO2(g) apresenta coloração vermelho-castanha; os demais reagentes e produtos são incolores.
Considere as seguintes informações a respeito dessa reação, que se realiza isotermicamente.

I - Ao se partir de uma mistura equimolar de NO2 e CO, chega-se, após um tempo suficientemente longo, a uma mistura com a mesma coloração a que se chagaria caso se partisse de uma mistura equimolar de CO2 e NO.

II - Ao se partir de uma mistura de dois mols de NO2 e 1 mol de CO, chega-se a uma mistura com a mesma coloração a que se chegaria caso se partisse de uma mistura equimolar dos reagentes.

III - No equilíbrio, as velocidades das reações direta e inversa são iguais e, portanto, a coloração do sistema não mais se altera.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) Apenas I e III.
Resposta

E
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
LucasPinafi Offline
5 - Mestre
Agradeceu: 315 vezes
Agradeceram: 1137 vezes
É meu aniversário
Fev 2021 01 14:18

Re: (UFRGS 2010) Equilíbrio químico

Mensagem por LucasPinafi »

I) Em uma mistura equimolar de CO2 e NO, você teria no equilíbrio, 1-x de CO2, 1-x de NO, x de NO2 e x de CO:
[tex3]K = \frac{(1-x)(1-x)}{x\cdot x}= \frac{(1-x)^2}{x^2}\Longrightarrow x \sqrt K = 1- x \Longrightarrow x = \frac{1}{1+\sqrt K}[/tex3]
Assim, teremos [tex3]\frac{1}{1+\sqrt K }[/tex3] de NO2 e CO e [tex3]\frac{\sqrt K}{1+\sqrt K}[/tex3] de CO2 e NO.
------
Já em uma mistura equimolar de NO2 e CO, teríamos no equilíbrio, 1-x de NO2, 1-x de CO, x de CO2 e x de NO. Logo:
[tex3]K = \frac{x^2}{(1-x)^2} \Longrightarrow \sqrt K - x\sqrt K = x \Longrightarrow x = \frac{\sqrt K }{\sqrt K +1}[/tex3]
Ou seja, você tem novamente [tex3]\frac{\sqrt K}{\sqrt K +1}[/tex3] de CO2 e NO e [tex3]\frac{1}{\sqrt K + 1}[/tex3] de CO e NO2.
------
Como o número de mols das substâncias são os mesmos nos dois casos, a coloração será exatamente a mesma. Faça o mesmo para o item II).
Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia
CogitoErgoGre Offline
2 - Nerd
Agradeceram: 1 vez
Fev 2021 01 14:27

Mensagem por CogitoErgoGre »

Oii anastacia, tudo bom?

então, acho que da pra entender a questão só a partir de alguns conceitos de equilibrio e o que a questão nos diz;
segundo a reação de equilibrio dada, temos:

NO₂ + CO ~ CO₂ + NO
(entenda o ~ como uma setinha para os dois lados kk)

O que é importante notar, é que temos reagentes e produtos equimolares (ou seja, um mol de cada um dos reagentes se combinam para formar um mol de cada um dos produtos). Ainda, a questão também diz que "Nessa reação, apenas o NO2(g) apresenta coloração vermelho-castanha; os demais reagentes e produtos são incolores." - ou seja, partindo-se dos reagentes, havera formação de produto, tornando o vermelho mais claro (uma vez que a concentração inicial do NO2 vai diminuir).

Agora, por afirmativa:

I) correta; a idéia é que o equilibrio é um estado definido pela concentração inicial de reagentes, sendo alcançado quando os reagentes formam produtos na mesma velocidade com que os produtor se combinam formando os reagentes de volta; pode-se interpretar como se fossem duas reações:

NO₂ + CO → CO₂ + NO (reação direta)
CO₂ + NO → NO₂ + CO (reação inversa)

observe que em ambas, partindo-se de 1 mol de ambos os reagente ou 1 mol de ambos os produtos, por serem todas proporcionais, se chegará ao mesmo ponto de equilibrio que também resulta em "mesma coloração".

II)errada; como temos uma proporção de um mol reagindo com um mol, ao reagir dois mols de NO2 com apenas 1 de CO, teremos uma sobra de 1 mol de NO2 (que é justamente responsável pela coloração avermelhada), o que resultará em coloração diferente de uma reação equimolar.

Espero ter ajudado, qualquer coisa só falar :)
Editado pela última vez por CogitoErgoGre em 01 Fev 2021, 14:29, em um total de 1 vez.
"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan
anastacialina Offline
1 - Trainee
Fev 2021 01 15:14

Mensagem por anastacialina »

@LucasPinafi, obrigada! ♥♥♥
@CogitoErgoGre, obrigada! ♥♥♥
Às vezes eu gosto de equações pois quero ver como seria um caso genérico com equações, pois isso a minha relutância (nesse exercício) em resolver só com a teoria. Mas de qualquer jeito ajudou e até complementou meu saber, Cogito. ☺
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
CogitoErgoGre Offline
2 - Nerd
Agradeceram: 1 vez
Fev 2021 01 21:37

Mensagem por CogitoErgoGre »

Então, quando terminei de escrever a resposta e fui mandar que eu vi que o saudoso LucasPinafi já tinha respondido, daí fiquei com dó de apagar e mandei kkk
Mas prazer ajudar de qualquer forma :lol:
"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan
LucasPinafi Offline
5 - Mestre
Agradeceu: 315 vezes
Agradeceram: 1137 vezes
É meu aniversário
Fev 2021 01 22:48

Mensagem por LucasPinafi »

CogitoErgoGre escreveu: 01 Fev 2021, 21:37 Então, quando terminei de escrever a resposta e fui mandar que eu vi que o saudoso LucasPinafi já tinha respondido, daí fiquei com dó de apagar e mandei kkk
Mas prazer ajudar de qualquer forma :lol:
kkkkk nao sabia que eu sou saudoso... tmj
Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia
Responder