Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.) ou questões de estilo militar que você obteve durante seus estudos para esses vestibulares.
Introdução (Desnecessária)
Primeiramente, eu fiquei num tempo de folga e obrigado pela pergunta! Eu fiquei cerca de 2h30 pra conseguir resolver! Foi realmente excitante. A ideia que eu usei pra resolver chega a ser simples no final das contas.
Questão e Observações[tex3]\mbox{I.}\,\,\,\,\,\,a \cdot \sen(x) - b \cdot\cos(x) = \frac{1}{2}\cdot c\cdot {\color{PineGreen}\sen(2x)}\\
\mbox{II.}\,\,\,\,a\cdot\cos(x) + b\cdot\sen(x) = c \cdot\cos(2x)[/tex3]
[tex3]\mbox{I.}\,\,\,\,\,\,a \cdot \sen(x) - b \cdot\cos(x) = \frac{1}{\color{Red}\cancel{\color{Black}2}}\cdot c\cdot {\color{PineGreen}{\color{Red}\cancel{\color{PineGreen}2}}\cdot\sen(x)\cos(x)}\\
[tex3]\mbox{I.}\,\,\,\,\,\,a \cdot \sen(x) - b \cdot\cos(x) = c\cdot\sen(x)\cos(x)\\
Observações: Para Prostaferese, é necessário que seja Senos ou Cossenos; num exercício como esse, é provável que o início seja com alguma multiplicação para usarmos Werner. Note que, para tirarmos um função trigonométrica, ou zeramos esse termo, ou usamos a igualdade pitagórica. Nesses exercício, usei os dois.
Parte 1
Vamos tomar [tex3]\mbox{I}\cdot \sen(x)+\mbox{II}\cdot \cos(x)[/tex3]
Comentário (Inúteis)
Então, eu estou sempre testando algumas formatações, e eu n sei dizer ao certo se ficou com muita cor ou poluição visual. Se alguém quiser falar onde posso mudar, considerarei em futuras resposta. E novamente, valeu por esse questão, AMEI!
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo." -Melly
[tex3]t = -\sqrt[3]{k}[/tex3], [tex3]\frac{\sen x}{\cos x } = -\sqrt[3]{k} \iff \sen x = -\sqrt[3]{k}\cos x [/tex3].
[tex3]k = \tg \varphi[/tex3] e [tex3]\varphi = \arg (a+bi) = \arctan \frac{b}{a}[/tex3]. Depois disso é só substituir [tex3]\sen x [/tex3] no sistema e achar [tex3]\cos x[/tex3] em função de a, b e c. E daí substituir ambos na outra equação do sistema.
Editado pela última vez por snooplammer em 27 Fev 2021, 12:36, em um total de 2 vezes.
Parabéns LostWalker pela solução! Ficou bem elegante mesmo!
Eu só queria complementar com algo que acredito que tenha faltado.
Você assume logo no começo que [tex3]c\neq0[/tex3], pois passou ele dividindo.
Formalmente também seria necessário assumir o caso em que [tex3]c=0[/tex3], pois o enunciado não nos garante que [tex3]c\neq0[/tex3].
Se [tex3]c=0[/tex3], as tuas equações facilmente nos garantem que [tex3]a=b=0[/tex3] também.
Mas a opção [tex3]a=b=c=0[/tex3] verifica o gabarito [tex3]a^{\frac{2}{3}}+b^{\frac{2}{3}}=c^{\frac{2}{3}}[/tex3]. Então felizmente não haveria a necessidade de explicitar esse caso na resposta, pois ele já seria englobado por esse gabarito.
Mas no meio disso há outro problema: na última passagem você assume que [tex3]a\neq 0[/tex3] e [tex3]b\neq 0[/tex3], coisa que o enunciado também não garante. Caso [tex3]a=0[/tex3] ou [tex3]b=0[/tex3], a última etapa da sua dedução ficaria atravancada.
Note que se [tex3]a=b=0[/tex3], podemos ver no sistema original que se teria [tex3]c=0[/tex3].
Mas à princípio poderíamos ter [tex3]a=0[/tex3], [tex3]b\neq0[/tex3] e [tex3]c\neq0[/tex3], que deveria ser considerado também. Ou também [tex3]a\neq0[/tex3], [tex3]b=0[/tex3] e [tex3]c\neq0[/tex3]. Deixo a análise destes casos restantes para vocês.
Enfim, esse comentário está ficando mais longo do que eu planejei haha. O IME poderia ter "facilidado" a vida se tivessem afirmado que os parâmetros não são nulos.
De qualquer forma, me parece que todos esses casos à parte poderão ser englobados na resposta [tex3]a^{\frac{2}{3}}+b^{\frac{2}{3}}=c^{\frac{2}{3}}[/tex3]. Mesmo assim, à título de rigor, é preciso considerá-los.
Abraço e parabéns novamente pela solução.
Editado pela última vez por ProfLaplace em 10 Abr 2024, 23:20, em um total de 5 vezes.
gente não acho resolução em lugar algum e estou o dia inteiro preso nesta questão alguém me ajuda porfavor!!!! 34. (IME) Prove que quando os arcos x e y verificam a relação [tex3]a\cdot \sen x \cdot \sen y + b \cdot \cos x \cdot \cos y = 0,[/tex3]...
Já tentei por homotetia e por trigonometria e não consigo fazer, Não consegui achar essa questão na internet só em um site que a resposta está muito errada! Alguém me ajuda porfavor! E se possível teria como fazer por geometria e trigonometria?
Oii gente boa tarde!! Estou a um tempo tentando essa questão, acabei de conseguir fazer, mas não achei gabarito e se está cero, me ajudem pfv!!!! Na figura, A e T são pontos de tangencia, AT=BT=4, NB=3AB. Calcule NA.
Alguém me ajudaaa pfv, estou a praticamente 1 dia tentando ela e não saiu nada! Em um triângulo ABC se sabe que sua área é 4 raiz de 3 m², Â=60° e a bissetriz interna do ângulo  mede (8raiz de 3)/5 m. Se B > C, calcule cot[(B-C)/2].