Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Para que a reta de equação [tex3]y=\sqrt{3}.x+n[/tex3] seja tangente à circunferência de equação [tex3]x^{2}+y^{2}=4[/tex3] o valor de n deve ser
a) − 3 ou 3 .
b) – 2 ou 2.
c) – 3 ou 3.
d) – 4 ou 4.
Resposta
gab: d
"O ruim é que eu sou o teu freguês, tua vítima inquieta e ofegante que só descansa quando te aniquila e te transfere para o outro extremo. Para o teu azar eu tenho no meu peito o antídoto construído pelos teus filhos: A persistência."
Para que a reta e a circunferência sejam tangentes elas devem ter um único ponto em comum, portanto a equação quadrática em x acima deve ter apenas uma raiz, então seu discriminante deve ser igual a zero:
Calculando a distância do centro da circunferência a reta teremos o raio [tex3]d = \frac{|ax_o+by_o+c|}{\sqrt{a^2+b^2}}= \frac{|4.1+(-3.3)-5|}{\sqrt{4^2+3^2}}=2[/tex3]
Sejam [tex3]L_1[/tex3] a reta tangente ao gráfico da função real f(x)=[tex3]e^\sqrt{x^2-3x}[/tex3] no ponto P(-1, f(-1)) e [tex3]L_2[/tex3] a reta tangente ao gráfico da função y=f'(x) no ponto Q(-1, f'(-1)). A abcissa do ponto de interseção...
Seja [tex3]\mathsf{\alpha_{(x)}}[/tex3] a inclinação da reta tangente a um ponto de [tex3]\mathsf{f(x) \ = \ e^{\sqrt{x^2 \ - \ 3\cdot x}}.}[/tex3] Temos que: