Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Quando a gente passa um número pra outra base, geralmente usamos o método da divisão. Isto é, fazemos a divisão e analisamos o resto. Como 28 é 7.4 , podemos analisar quantos termos 7 e quantos termos 4 aparecem no 216!
Ok, mas é evidente que há bem mais números 4 do que números 7, então vamos analisar quantos termos 7 vão aparecer. Que essa quantidade vai ser o número de zeros na transformação da base 7 para a base 28
Daí, você pode usar aquela fórmula de Legendre ( acho que é esse o nome, rs ) Mas, podemos fazer só pela análise do problema mesmo:
Se você dividir 216/7 vai observar que o último múltiplo de 7 mais próximo de 216 é o 210 ( 7.30 )
Então há os termos: [tex3](7.1 , 7.2,7.3,7.4,7.5,(...),7.30 )[/tex3]
Então existiriam apenas por esses termos 7 iniciais 30 termos, mas devemos considerar o caso em que o segundo fator é 7. O que vai acontecer 4 vezes ( 7.7 ; 7.14 ; 7.21 e 7.28 )
Então há 34 fatores 7 em 216!, portanto, [tex3]{\color{red}34 }[/tex3] zeros
Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra
Determinar o número de zeros em que termina o produto gerado por [tex3]1\cdot 2\cdot 3\cdots555[/tex3] , quando o mesmo for escrito no sistema de base [tex3]6[/tex3] .
Este enunciado pode gerar uma certa dificuldade de interpretação quanto aos fatores do produtório estarem escritos na base [tex3]10[/tex3] ou na base [tex3]6[/tex3].
O termo "o mesmo" no enunciado se refere ao "produto gerado". Ou...
Não estou conseguindo resolver uma questão que ao meu ver deveria ser simples. Não sei se tem algum método simples de resolver isso, pois imagino que não era a intenção do livro que se chegasse em uma equação tão complicada...
Uma ajuda:
Usando o princípio da Independência de Movimentos de Galileu:
Na horizontal, temos um movimento uniforme, onde: [tex3]x-x_0 = v_{0,x}t[/tex3] [tex3]v_{0,x} = v_0\cos \theta[/tex3] [tex3]x-x_0=A[/tex3]
Com os dados: [tex3]A = v_0\cos \theta t[/tex3]...
Creio que para essa situação específica, deixando os dois lados com o mesmo número de termos e com as mesmas bases seja possível utilizar o recurso, visto que, temos uma identidade de equações. A condição de igualdade seria, já que as bases são...