Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
(Unicap-PE) Quantas horas são necessárias para produzir 186,3 g de sódio, por eletrólise do NaCl (fundido), numa cuba por onde passam 96,50 A? Considere que a eficiência catódica para a produção de sódio é 75%. (M.A.: Na = 23)
Resposta
Atrás do livro o resultado é 3 horas, mas eu fiz as contas e encontrei 180 horas.
Olá ,MarceloAncap9. Cheguei em 3 horas mesmo , fiz da seguinte maneira :
=> Ao fundir NaCl , teremos a formação de [tex3]Na^{+}[/tex3] e [tex3]Cl^{-}[/tex3], e queremos produzir Na a partir de Na+ , isso se dará pela seguinte equação : [tex3]Na^{+}+1e^{-}\rightarrow Na[/tex3], fazendo a estequiometria encontramos a seguinte proporção:(lembrando que [tex3]i=\frac{Q}{t}; Q= i.t = 96,5.t[/tex3], e que 1 mol de elétrons equivale a 1 Faraday = 96500 C, e esse 1 mol de elétrons produzirá 0,75. 1 mol de Na ,já que o rendimento é de 75%, produzindo portando 0,75.23 = 17,25 g de Na ) [tex3]\frac{96500 C}{0,75.23g}=\frac{96,5. t}{186,3g}; t = \frac{96500. 186,3}{96,5. 17,25}= 1000.10,8 = 10800 s [/tex3] , realizando a conversão de segundos para horas , teremos que [tex3]t=\frac{10800}{3600}= 3h[/tex3]
Editado pela última vez por deBroglie em 29 Nov 2021, 14:00, em um total de 1 vez.
“A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura.” ~ Bertrand Russell .
EFOMM - 2022
deBroglie, Muito obrigado e belo raciocínio. Eu tava fazendo a formula toda direta (t=96500m/Eir). Aí eu fatorava tudo e chegava em 248400/23 e como eu pensava que não resultava em uma divisão exata eu já dividia por 60 pra converter de segundos pra horas. Mas tinha que dividir por 3600.
Uma esfera de peso 20 [tex3]\sqrt{3}[/tex3] N,com carga 2C, está em repouso sobre um plano inclinado, liso, feito de um material isolante, como mostra a figura. Determine , em N/C, a intensidade do campo elétrico E.
Desculpe a qualidade da figura mas, creio que dá para entender. São três as forças que agem sobre o corpo [tex3]P\,\,N\,\,e\,\,F_e[/tex3]. Então: F_e cos \alpha=Psen \alpha \rightarrow...
Um corpo de massa [tex3]m[/tex3] cai sobre uma mola de constante elástica [tex3]k[/tex3], comprimindo-a até que ele chegue ao repouso. A velocidade máxima alcançada por [tex3]m[/tex3] ocorre quando: 0) [tex3]m[/tex3] toca a mola 1) a deformação da...
Antes de tocar na mola, o corpo está sendo acelerado pela ação exclusiva do peso [tex3]P[/tex3]. Quando o cropo toca na mola, passa a atuar sobre este uma força elástica [tex3]F_{el} \, < \, P[/tex3] que aumenta de valor gr...
Vamos analisar cada uma das assertivas: [tex3]\rightarrow0-0[/tex3]Verdadeira. No instante [tex3]t \, = \, 0 \,\, s[/tex3], podemos observar no gráfico que [tex3]v \, = \, 0 \,\, m\cdot s^{-1}[/tex3]. Ou seja, o móvel partiu...
Num plano horizontal com coeficiente de atrito dinâmica igual a 0,50, um corpo de 1,0 kg é disparado com velocidade inicial de 10 m/s. após percorrer 3,6 m , choca-se de modo perfeitamente inelástico com um segundo corpo de 1,0 kg. Qual a distância...