Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Uma partícula de carga q e massa m penetra perpendicularmente às linhas de força de um campo elétrico uniforme E com a menor velocidade suficiente para sair sem tocar as placas, como mostra a figura abaixo.
nn73sx.png (21.22 KiB) Exibido 2675 vezes
A velocidade que ela deixa o Campo Elétrico é
a) [[tex3]\[\frac{Eq}{m}\(\frac{L^{2}+ 4d^{2}}{2d}\)\]^{\frac{1}{2}}[/tex3]
b) [tex3]\(2\frac{Eqd}{m}\)^{\frac{1}{2}}[/tex3]
c) [[tex3]\[\frac{Eq}{m}\(\frac{L+ d}{L^{2}}\)\]^{\frac{1}{2}}[/tex3]
Está dizendo que a resposta é essa, porém eu tô achando uma resolução que não está no gabarito e eu vi outra resolução que a pessoa disse tbm que não tem resposta no gabarito. Então, só queria uma segunda opinião....
Editado pela última vez por ALDRINMOD em 08 Mar 2022, 13:38, em um total de 2 vezes.
Comentário
Minha intuição me diz que respondi isso faz 1 ano e meio...
Vetor Horizontal
O Fluxo apenas irá fazer diferença para o sentido vertical, logo, a distância não muda, com isso, podemos dizer que o tempo que se leva para atravessar esse lugar corresponde a:
[tex3]vt=L[/tex3]
[tex3]\boxed{v=\frac Lt}[/tex3]
Vetor Vertical
Como já temos o [tex3]L[/tex3] definido, precisamos encontrar [tex3]t[/tex3], ocorre que o valor de [tex3]t[/tex3] é justamente o tempo que se leva a partícula chegar na placa. Deste modo, vamos calcular:
[tex3]\frac d2=\frac {at^2}2[/tex3]
[tex3]d=at^2[/tex3]
[tex3]\boxed{t=\sqrt{\frac da}}[/tex3]
nota: o tempo sempre é positivo nesses casos
Aceleração
Equilíbrio manjado, como a única força que atua nesse cenário é a Força Elétrica, podemos traduzi-la para Força Resultante, logo:
[tex3]F_r=F_{el}[/tex3]
[tex3]ma=qE[/tex3]
[tex3]\boxed{a=\frac{qE}m}[/tex3]
Juntando Todos os Dados
Bem, é literalmente isso, sem mais delongas:
Essa se trata da menos velocidade possível para a partícula entrar no campo.
Velocidade Vertical
A questão pede a velocidade que partícula sai das placas. O que temos é a componente horizontal, precisamos agora encontrar o valor vertical, e ela usará o mesmo tempo:
[tex3]\color{MidNightBlue}\mbox{Alternativa Quase A}[/tex3]
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo." -Melly
Isso resultaria na resposta, mas a única forma de alcançar isso é se a partícula entrasse no campo tocando em uma placa e se aproximasse da outra no trajeto, ou que a distância [tex3]d[/tex3] na verdade seja a distância da partícula para as duas placas (e não apenas metade como é dado no enunciado).
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo." -Melly
Santino, boas notícias, no meu comentário acima eu disse que não tinha gab, mas não tinha marcado, o autor de fato resolveu a prova, nela, está a seguinte resposta no final (no caso, o início da resolução não está na imagem):
Gabarito.png (38.61 KiB) Exibido 2666 vezes
ps: depois de umas hora, eu vi que não postei o comentário sobre ter achado um lugar com os gabaritos das provas, no caso, tinha o gab de todas as provas da AFA de 1997 a 2019, mas aparentava que 2006 era o único sem uma resolução feita pelo autor; ocorre que sim, ele não mudou o nome, mas estava sim resolvida por ele
Editado pela última vez por LostWalker em 25 Fev 2022, 20:24, em um total de 1 vez.
Algumas células do corpo humano são circundadas revestidas externamente por uma película com carga positiva e internamente, por outra película semelhante, mas de carga negativa de mesmo módulo. Considere ambas as cargas...
Uma carga puntual [tex3]q[/tex3] de [tex3]2\text{ \mu C}[/tex3] é colocada em um ponto [tex3]P[/tex3], a uma distância [tex3]d[/tex3] de uma carga [tex3]Q[/tex3] de [tex3]3\text{ C}[/tex3]. Nestas condições a intensidade do campo elétrico criado...
Dois pontos distantes entre si de [tex3]15\text{ cm}[/tex3] possuem uma diferença de potencial igual a [tex3]300\text{ V}[/tex3]. Qual a intensidade do campo elétrico, supondo-o uniforme ?
a) [tex3]2 \time 10^3\text{ V/m}[/tex3]. b) 20 \time...
Uma partícula de carga [tex3]q[/tex3] e massa [tex3]m[/tex3] é lançada com velocidade [tex3]v[/tex3], perpendicularmente ao campo elétrico uniforme produzido por placas paralelas de comprimento [tex3]a[/tex3], distanciadas de [tex3]b[/tex3] entre...
Considere o campo elétrico uniforme criado por duas placas planas e paralelas. Um próton e uma partícula [tex3]\alpha[/tex3] são lançados com a mesma velocidade [tex3]\vec{v_0}[/tex3] paralela às placas, como mostra a figura. Sabendo-se que a...