• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Química OrgânicaReação orgânica de oxirredução

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju
albeistein Offline
Veterano
Mar 2022 09 14:47

Reação orgânica de oxirredução

Mensagem por albeistein »

• No caso dos compostos covalentes, o nº de oxidação corresponde à carga teórica que o átomo adquiriria se houvesse quebra da ligação covalente e os elétrons ficassem com o elemento mais eletronegativo. No contexto dos compostos covalentes, essa é a definição de NOX.
  • Por conta da ideia acima, na introdução às reações orgânicas de oxirredução, o Feltre propôs um novo conceito para oxidação e redução:
    FELTRE OXIRRED.png
    FELTRE OXIRRED.png (17.94 KiB) Exibido 1074 vezes
  • Ele fez isso porque nas reações orgânicas de oxidorredução não há a transferência de elétrons, somente variação nos números de oxidação?
Obrigado!

[EDIT]
Até peguei uma questão do ENEM 2020 (digital) classificada como reação orgânica de oxidorredução. Nela, não há transferência de elétrons não? Somente variações dos nº de oxidação?
FELTRE OXIRRED.png
FELTRE OXIRRED.png (17.94 KiB) Exibido 1074 vezes
Anexos
REACAO ENEM 2020.jpg
REACAO ENEM 2020.jpg (9.86 KiB) Exibido 1073 vezes
Editado pela última vez por albeistein em 09 Mar 2022, 14:58, em um total de 1 vez.
Ósmio Offline
5 - Mestre
Agradeceram: 13 vezes
Mar 2022 09 15:45

Re: Reação orgânica de oxirredução

Mensagem por Ósmio »

Olá albeistein,

Do meu ponto de vista, depende da reação

Geralmente pensamos em transferência de elétrons o processo de um metal perder um elétron, formando um cátion e um halogênio recebendo, formando um haleto, por exemplo. A transferência é bem óbvia. Agora, imagine uma hidrogenação de um alceno, houve transferência?

Em ambos os casos, o nox, respectivamente, do halogênio e carbonos diminuiu, mas no caso da hidrogenação não um ganho de elétrons de forma explícita pelos carbonos, apenas que estão mais ricos em densidade eletrônica que antes pois são mais eletronegativos que o hidrogênio, enquanto que os hidrogênios estão mais pobres do que antes. Aqui, não perda ou ganho de elétrons como se tivesse saindo de um e indo para o outro, e sim formando novas ligações.

Porém existem casos como a redução de Birch, uma reação orgânica, que um metal, por exemplo, átomos de sódio, doam um elétron ao benzeno, formando um alcadieno. Nesse caso, há variação do nox e transferência de elétrons.

Em suma, lembre-se dessa definição mais ampla e evite pensar demais se há transferência de elétrons ou não. Caso a questão peça para explicar, recomendo falar que ocorre transferência de Z elétrons da espécie X para a Y por uma questão de "costume do vestibular".

Na questão repare que o cátion vai de 3+ para 2+ então ocorre o recebimento de 1 elétron pelos dois cátions férrico de algum modo. Na vitamina C a oxidação ocorre pelo rompimento das ligações O-H e formando lig. C=O. Note que não deveria haver aquela dupla C=C na vitamina oxidada pois ocorreria a formação de 2 carbonos pentavalentes!
albeistein Offline
Veterano
Mar 2022 09 17:09

Ósmio escreveu: 09 Mar 2022, 15:45 Note que não deveria haver aquela dupla C=C na vitamina oxidada pois ocorreria a formação de 2 carbonos pentavalentes!
Isso. Essa imagem não é exatamente da questão, é de um comentário sobre ela. Na questão mesmo, é C-C.
albeistein Offline
Veterano
Mar 2022 09 17:14

Ósmio escreveu: 09 Mar 2022, 15:45 Caso a questão peça para explicar, recomendo falar que ocorre transferência de Z elétrons da espécie X para a Y por uma questão de "costume do vestibular".
No exemplo, eu diria então que houve transferência de 1 elétron da vitamina C para o íon ferro III?
Eu acho muito improvável o ENEM entrar nisso, eu criei esse tópico mais para me informar mais a respeito dessa "abertura de definição", mas eu diria isso acima?
Ósmio Offline
5 - Mestre
Agradeceram: 13 vezes
Mar 2022 09 17:19

Mensagem por Ósmio »

albeistein,

Até onde sei, sim. Um pouco mais preciso seria dizer: "transferiu um par de elétrons, sendo 1 elétron para cada cátion férrico".
Editado pela última vez por Ósmio em 09 Mar 2022, 17:20, em um total de 1 vez.
Responder