Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
No caso dos compostos covalentes, o nº de oxidação corresponde à carga teórica que o átomo adquiriria se houvesse quebra da ligação covalente e os elétrons ficassem com o elemento mais eletronegativo. No contexto dos compostos covalentes, essa é a definição de NOX.
Por conta da ideia acima, na introdução às reações orgânicas de oxirredução, o Feltre propôs um novo conceito para oxidação e redução:
FELTRE OXIRRED.png (17.94 KiB) Exibido 1074 vezes
Ele fez isso porque nas reações orgânicas de oxidorredução não há a transferência de elétrons, somente variação nos números de oxidação?
Obrigado!
[EDIT]
Até peguei uma questão do ENEM 2020 (digital) classificada como reação orgânica de oxidorredução. Nela, não há transferência de elétrons não? Somente variações dos nº de oxidação?
FELTRE OXIRRED.png (17.94 KiB) Exibido 1074 vezes
Anexos
REACAO ENEM 2020.jpg (9.86 KiB) Exibido 1073 vezes
Editado pela última vez por albeistein em 09 Mar 2022, 14:58, em um total de 1 vez.
Geralmente pensamos em transferência de elétrons o processo de um metal perder um elétron, formando um cátion e um halogênio recebendo, formando um haleto, por exemplo. A transferência é bem óbvia. Agora, imagine uma hidrogenação de um alceno, houve transferência?
Em ambos os casos, o nox, respectivamente, do halogênio e carbonos diminuiu, mas no caso da hidrogenação não um ganho de elétrons de forma explícita pelos carbonos, apenas que estão mais ricos em densidade eletrônica que antes pois são mais eletronegativos que o hidrogênio, enquanto que os hidrogênios estão mais pobres do que antes. Aqui, não perda ou ganho de elétrons como se tivesse saindo de um e indo para o outro, e sim formando novas ligações.
Porém existem casos como a redução de Birch, uma reação orgânica, que um metal, por exemplo, átomos de sódio, doam um elétron ao benzeno, formando um alcadieno. Nesse caso, há variação do nox e transferência de elétrons.
Em suma, lembre-se dessa definição mais ampla e evite pensar demais se há transferência de elétrons ou não. Caso a questão peça para explicar, recomendo falar que ocorre transferência de Z elétrons da espécie X para a Y por uma questão de "costume do vestibular".
Na questão repare que o cátion vai de 3+ para 2+ então ocorre o recebimento de 1 elétron pelos dois cátions férrico de algum modo. Na vitamina C a oxidação ocorre pelo rompimento das ligações O-H e formando lig. C=O. Note que não deveria haver aquela dupla C=C na vitamina oxidada pois ocorreria a formação de 2 carbonos pentavalentes!
Ósmio escreveu: 09 Mar 2022, 15:45
Note que não deveria haver aquela dupla C=C na vitamina oxidada pois ocorreria a formação de 2 carbonos pentavalentes!
Isso. Essa imagem não é exatamente da questão, é de um comentário sobre ela. Na questão mesmo, é C-C.
Ósmio escreveu: 09 Mar 2022, 15:45
Caso a questão peça para explicar, recomendo falar que ocorre transferência de Z elétrons da espécie X para a Y por uma questão de "costume do vestibular".
No exemplo, eu diria então que houve transferência de 1 elétron da vitamina C para o íon ferro III?
Eu acho muito improvável o ENEM entrar nisso, eu criei esse tópico mais para me informar mais a respeito dessa "abertura de definição", mas eu diria isso acima?
Caroline, eu não tenho absoluta certeza, mas a água oxigenada é um oxidante poderoso, isso deve causar a oxidação do do cianeto a cianato e a reação, nessas circuntâncias, deve ser exotérmica. [tex3]CuCN_{(s)}+H_{2}O_{2(aq)} \longrightarrow CuCNO_{(s)}+H_{2}O_{(\ell)}[/tex3]...
A oxidação de um mol de vitamina A, com quebra das duplas ligações de cadeia lateral, pode produzir vários compostos. Dentre eles, há dois mols de: a) CH3COCHO c) CHO-CHO e) CH2OHCH2OH b) CH3COOH d) COOHCOOH
O Ibuprofeno é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não esteroides, sendo também analgésico e antipirético, frequentemente usado para o alívio sintomático da dor de cabeça, da dor dentária e da dor muscular. Com base no esquema de reação da...
Por fatores estericos e dirigencia, alem de termos que decorar os reagentes, sabemos que a primeira reação é uma acilaçao de Friedel Crafts. Com isso restaram apenas duas opções: B e D.
O intermediário 2 em ambas as opções restantes é o mesmo,...
Marque a alternativa CORRETA para os compostos orgânicos A e B envolvidos nas reações representadas no esquema a seguir: A) A apresenta ligação hidrogênio (ponte de hidrogênio) intermolecular. B) A apresenta cadeia carbônica insaturada. C) B...