Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Basta então substituir o valor de [tex3]f(-x)[/tex3] e analisar o resultado. Caso você tenha dificuldade sobre visualizar o círculo trigonométrico, pode perguntar, qualquer ideia de sinal de funções trigonométricas da para saber em uns 5 segundos.
Questão a) - Ímpar[tex3]f(-x)=\sen(-x)=-\sen(x)\\\sen(x)=-\sen(-x)\\\boxed{f(x)=-f(-x)}[/tex3]
É bom saber visualizar isso do círculo trigonométrico (que é muito fácil), mas caso não saiba, pode denotar isso também dos cálculos:
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo." -Melly
Enunciado: Sejam f, g: [tex3]\mathbb{R}[/tex3] --> [tex3]\mathbb{R}[/tex3] tais que f é par e g é ímpar. Das seguintes afirmações: I. f.g é ímpar II. f ○ g é par (f composta com g) III. g ○ f é ímpar (g composta com f) É(são) verdadeira(as) Al...
1) Verifique que a funcao f(x): x4+x3+x2+x+1, definida para todo x E IR, nao é par nem impar. Entretanto, prove que f pode ser decomposta na soma de uma funcao par com uma funcao impar, detetminando as funcoes desta decomposicao.
[tex3]f(-x)=\frac{1+e^{-x}}{1-e^{-x}}=\frac{1+\frac{1}{e^x}}{1-\frac{1}{e^x}}=\frac{\frac{e^x+1}{e^x}}{\frac{e^x-1}{e^x}}=\frac{e^x+1}{e^x-1}=-f(x)[/tex3]
Portanto f é ímpar.
[tex3]g(-x)=-x.sin(-x)=-x.(-sen\ x)=x.sen\ x =g(x)[/tex3]
Então g é par.
Eu, particularmente, não gosto de arranjo.. Acho melhor pensar no que eu tenho que conseguir e fazer combinações/permutações para obter o resultado. (A ordem importa no arranjo?..)
Irei explicar o item B, o item A é a mesma coisa, só que envolve...