Uma pequena lâmpada está a 20 cm de uma lente delgada e sobre seu eixo principal produz imagem real a 20 cm da lente. Determine a distância focal da lente que, justaposta à anterior, permite que os raios luminosos provenientes da lâmpada sejam paralelos ao emergirem do sistema.
Gabarito:
Estou iniciando no assunto e raciocinei da seguinte maneira: a primeira lente por produzir uma imagem real seria convergente e calculando sua abscissa focal pela equação de Gauss cheguei a 10cm de foco e concluí que a lâmpada se encontra sobre seu ponto antiprincipal objeto (acho que já dava pra desconfiar pois p=p'). Depois pensei, como o exercício diz tratar de lentes justaposta, não há espaço entre elas e para os raios emergirem paralelos, a lâmpada deveria estar sobre o foco da segunda lente associada, mais precisamente sobre o foco principal objeto, aí está minha dúvida já que o gabarito diz que a lente associada seria divergente, então a lâmpada estaria sobre o foco principal imagem dessa lente e isso não faz sentido pra mim.
Se alguém puder me explicar, desde já agradeço