Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
um dos conhecimentos que se tem que ter sobre o paralelogramo é que suas diagonais se tocam no ponto médio (M) , ou seja, é possível observar-ló como sendo a união de 4 triângulos [AOB, BOD, DOC, COA], sendo [ABCD] o paralelogramo dito na questão.
Após traçar as diagonais, eu coloquei em evidência os ângulos internos e vi quais deles eram iguais ( alternos internos), ao todo foram 4 ângulos e todos apareciam duas vezes no paralelogramo.
Em seguida, trouxe todos os ângulos para o centro do paralelogramo, para descobrir todos os ângulos que faltavam nos 4 triângulos.
Após isso, trabalhei com os triângulos que eu sabia todos os lados e tentei encontrar algum ângulo que me ajudasse (como vi os valores 3, 4 e 5 já desconfiava de um triângulo retângulo) e pela lei dos cossenos descobri que B+Z=90°. Logo, P+O= 90°, pois os ângulos internos de um paralelogramo somam 360° e com isso vi que os quatro triângulos são iguais, possuindo o mesmo valor, que é 3, 4 e x=5
Anexos
1DC341FE-DA0B-4521-B2AE-F4843D577730.jpeg (45.36 KiB) Exibido 1172 vezes
Num poligono regular os vértices A,B e C são consecutivos. Suponha que a diagonal AC forma com o lado BC um angulo de 30°. Calcular o numero de lados e de diagonais do poligono
Determine a medida da menor diagonal de um paralelogramo de lados [tex3]1[/tex3] e [tex3]\sqrt{3}[/tex3], sabendo que dois de seus ângulos diferem de [tex3]120^{o}[/tex3].
Agora entendi, ficou mais fácil visualizar a ideia, quando nomeei os lados e pude perceber que havia um comprimento menor que o lado oposto ao ângulo de 25º.