• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Química GeralForça de atração eletrostática Tópico resolvido

FelipeSales Offline
iniciante
Jan 2023 24 15:41

Força de atração eletrostática

Mensagem por FelipeSales »

A prova que você acabou de receber é constituída por matéria, a qual é formada por pequenas partículas, chamadas de átomos. A folha de papel é composta predominantemente por celulose, enquanto a impressão requer o uso de tintas, as quais são constituídas por misturas de vernizes, solventes, resinas e pigmentos. A compreensão das estruturas químicas da matéria requer conhecimentos da distribuição dos elétrons nos átomos. Os átomos eletronegativos e próximos de completar seu nível de valência (como os calcogênios e halogênios) mostram atividades distintas daqueles que apresentam maior tendência a doar elétrons como forma de alcançar maior estabilidade.

Dos compostos iônicos a seguir, assinale aquele em que a força de atração eletrostática entre o cátion e o ânion será MAIS intensa.

A) MgCl2.
B) CsI.
C) FrBr.
D) NaI.
Resposta

O gabarito preliminar diz que a correta é a "A"

Entretanto, eu pensei na distância entre os átomos quanto às suas posições na tabela periódica. Quanto mais distantes no sentido de cima para baixo e da esquerda para a direita, maior a eletronegatividade. Sabe-se que é quanto maior a diferença de eletronegatividade, maior o caráter iônico da ligação. Então:

Distância entre Mg e Cl: diferença de 15 famílias e 0 período = "15" de diferença
Distância entre Cs e I = diferença de 16 famílias e 1 período = "17" de diferença
Distância entre Fr e Br = diferença de 16 famílias e 3 períodos = "19" de diferença
Distância entre Na e I = diferença de 16 famílias e (-3) períodos = "13" de diferença

Logo, ao meu ver, na hora da prova, marquei a alternativa C

Para tirar a prova, pesquisei a diferença de eletronegatividade entre os elementos
Mg e Cl --> Eletronegatividade do Mg = 1,31; eletronegatividade do Cl = 3,16. --> Diferença de eletroneg. = 1,85

CsI --> Eletronegatividade do Cs = 0,79; eletronegatividade do I = 2,66. --> Diferença de eletroneg. = 1,87

FrBr --> Eletronegatividade do Fr= 0,7; eletronegatividade do Br = 2,96. --> Diferença de eletroneg. = 2,26

NaI --> Eletronegatividade do Na= 0,93; eletronegatividade do I= 2,66. --> Diferença de eletroneg. = 1,73

Assim, ao meu ver, pela diferença de eletronegatividade, a alternativa correta é a C. Mas não tenho certeza se o raciocínio está correto =/
Jigsaw Offline
5 - Mestre
Agradeceu: 602 vezes
Agradeceram: 635 vezes
Jan 2023 27 09:51

Re: Força de atração eletrostática

Mensagem por Jigsaw »

FelipeSales escreveu: 24 Jan 2023, 15:41 A prova que você acabou de receber é constituída por matéria, a qual é formada por pequenas partículas, chamadas de átomos. A folha de papel é composta predominantemente por celulose, enquanto a impressão requer o uso de tintas, as quais são constituídas por misturas de vernizes, solventes, resinas e pigmentos. A compreensão das estruturas químicas da matéria requer conhecimentos da distribuição dos elétrons nos átomos. Os átomos eletronegativos e próximos de completar seu nível de valência (como os calcogênios e halogênios) mostram atividades distintas daqueles que apresentam maior tendência a doar elétrons como forma de alcançar maior estabilidade.

Dos compostos iônicos a seguir, assinale aquele em que a força de atração eletrostática entre o cátion e o ânion será MAIS intensa.

A) MgCl2.
B) CsI.
C) FrBr.
D) NaI.
O gabarito preliminar diz que a correta é a "A"

Entretanto, eu pensei na distância entre os átomos quanto às suas posições na tabela periódica. Quanto mais distantes no sentido de cima para baixo e da esquerda para a direita, maior a eletronegatividade. Sabe-se que é quanto maior a diferença de eletronegatividade, maior o caráter iônico da ligação. Então:

Distância entre Mg e Cl: diferença de 15 famílias e 0 período = "15" de diferença
Distância entre Cs e I = diferença de 16 famílias e 1 período = "17" de diferença
Distância entre Fr e Br = diferença de 16 famílias e 3 períodos = "19" de diferença
Distância entre Na e I = diferença de 16 famílias e (-3) períodos = "13" de diferença

Logo, ao meu ver, na hora da prova, marquei a alternativa C

Para tirar a prova, pesquisei a diferença de eletronegatividade entre os elementos
Mg e Cl --> Eletronegatividade do Mg = 1,31; eletronegatividade do Cl = 3,16. --> Diferença de eletroneg. = 1,85

CsI --> Eletronegatividade do Cs = 0,79; eletronegatividade do I = 2,66. --> Diferença de eletroneg. = 1,87

FrBr --> Eletronegatividade do Fr= 0,7; eletronegatividade do Br = 2,96. --> Diferença de eletroneg. = 2,26

NaI --> Eletronegatividade do Na= 0,93; eletronegatividade do I= 2,66. --> Diferença de eletroneg. = 1,73

Assim, ao meu ver, pela diferença de eletronegatividade, a alternativa correta é a C. Mas não tenho certeza se o raciocínio está correto =/
FelipeSales, interessante o estudo que você desenvolveu, demonstra VONTADE em aprender, mas eu acho que o negócio é um pouco mais complicado, pelo que entendi a FORÇA DE ATRAÇÃO ELETROSTÁTICA entre íons dependa da MULTIPLICAÇÃO das cargas (em módulo) dos íons (Fórmula em anexo), desta forma quanto > for a CARGA DOS ÍONS > FORÇA DE ATRAÇÃO ELETROSTÁTICA :
123.png
123.png (187.96 KiB) Exibido 795 vezes
Responder