Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Em um concurso, a prova de conhecimentos gerais consiste em 10 questões para as quais se deve responder “verdadeiro” ou “falso”. Para que se tenha obrigatoriamente pelo menos três candidatos com a mesma sequência de respostas nessa prova, o número mínimo de candidatos nesse concurso deve ser
Nesta questão, aplicaremos o princípio da casa dos pombos duas vezes. Esse princípio funciona para contagens críticas.
Generalizando o conceito, seja um contexto consistente de [tex3]\mathsf{n}[/tex3] possibilidades distintas. Se, para [tex3]\mathsf{n}[/tex3] pessoas, cada qual tiver que selecionar uma (e nesse caso, apenas uma) das [tex3]\mathsf{n}[/tex3] das possibilidades totais, no cenário de maior "espalhamento", ou seja, no "pior" cenário, cada uma das [tex3]\mathsf{n}[/tex3] pessoas pode acabar escolhendo cada uma das [tex3]\mathsf{n}[/tex3] possibilidades distintas, ficando então justamente uma pessoa distinta para um contexto distinto.
Claro que há a possibilidade de todas as combinações de repetição de contextos, mas é por isso que digamos que o caso em que há uma injeção de uma pessoa para um contexto de forma unívoca é o "pior", ou mais crítico, caso.
Se meu interesse for contar quantas pessoas são necessárias para que pelo menos uma possibilidade seja escolhida mais de uma vez, se com [tex3]\mathsf{n}[/tex3] pessoas eu posso ter o "espalhamento" máximo que garante uma pessoa para um contexto, basta eu ter [tex3]\mathsf{n \ + \ 1}[/tex3] pessoas escolhendo que eu garanto pelo menos uma repetição. Criticamente, as "[tex3]\mathsf{n}[/tex3] primeiras" podem escolher sua possibilidade de forma exclusiva, mas a última restante vai ter que escolher uma possibilidade que já foi obrigatoriamente escolhida neste cenário.
Indo ao post em si, cada questão é supostamente única/diferente e admite duas respostas possíveis, [tex3]\mathsf{V|F}[/tex3], de forma que temos:
[tex3]\mathsf{T \ = \ 1024}[/tex3] sequências de respostas possíveis.
Para o caso crítico, podemos ter [tex3]\mathsf{1024}[/tex3] pessoas, cada uma fazendo uma das [tex3]\mathsf{1024}[/tex3] sequências possíveis. Pegando mais um grupo de [tex3]\mathsf{1024}[/tex3] pessoas, essas mais uma vez podem escolher uma das [tex3]\mathsf{1024}[/tex3] sequências. Aqui, contando o cenário mais "espalhado", cada sequência tem duas pessoas. Pegando mais uma pessoa, garantimos que pelo menos mais uma sequência vai ter mais uma pessoa, contando uma sequência com [tex3]\mathsf{3}[/tex3] candidatos.
Ou seja, para que obrigatoriamente pelo menos [tex3]\mathsf{3}[/tex3] candidatos façam a mesma sequência, necessitamos de [tex3]\mathsf{n \ = \ 2 \cdot T \ + \ 1 \ \therefore}[/tex3]
Uma construtora tem 25 dias de prazo para fazer a pintura de um prédio. Foram contratados 20 pintores para essa tarefa. Depois de 10 dias, eles haviam realizado 1/3 do trabalho. Então, considerando que todos os pintores trabalham no mesmo...
Uma escola preparatória para concursos oferece aulas em 3 períodos do dia. Num determinado dia, foram feitas 27 matrículas. Cada aluno se inscreveu em apenas um período. No final do dia, foi feita uma tabela com o número de matriculados por...
Quantos são os anagramas da palavra CONCURSO que começam com a letra C, terminam com a letra O e não possuem letras consecutivas iguais? a) 690 b) 692 c) 694 d) 696 e) 698
Quatro casais compram ingressos para oito lugares contíguos em uma fila de teatro. O número de diferentes maneiras em que podem sentar-se de modo que A) homens e mulheres sentem-se em lugares alternados; e que B) todos os homens sentem-se juntos e...
O número complexo z, quando dividido por 1+ i, resulta no número complexo 3 + 4݅i, em que ݅i é a unidade imaginária. Então, o módulo de z vale? Estou quebrando a cabeça nesta questão, se alguém souber. Eu agradeço