Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Distancia-se morfologicamente de "cão":
a) Dia tal seria melhor!
b) O tempero do homem é assim: fajuto, fugaz e feliz.
c) Onde vais com esse andar de moça prosa?
d) A infantaria ergueu lívida seus trunfos.
e) De ontem parece o pão, abandonado na contramão do amor.
Resposta
E
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Havia marcado letra D pois pensei que lívida, nesse caso, era um advérbio.
Essa questão discute bastante a semântica relacionada a morfologia que os termos estão assumindo. No exemplo em questão, o termo "cão" (que naturalmente é um substantivo) está modificando outro substantivo ("dia"). Em outras palavras, "cão" está sendo empregado morfologicamente como um adjetivo. Com essa análise, vamos às alternativas:
a) Incorreta. "Tal" está assumindo valor adjetivo.
b) Incorreta. Todos os termos sublinhados estão assumindo valor adjetivo.
c) Incorreta. "Prosa", que naturalmente é um substantivo, está modificando o substantivo "moça". Está assumindo valor adjetivo.
d) Incorreta. "Lívida" aqui não é advérbio. Faça o teste mudando o gênero: "O homem ergueu lívido seus trunfos. Não se esqueça que advérbio é invariável.
e) Correta. Aqui nós temos uma locução adverbial substantivada. "De ontem" está exercendo a função de sujeito do verbo "parecer" (pode parecer estranho, mas não houve aqui a intenção de marcação temporal). Para marcar temporalmente e manter o termo "De ontem" com valor adverbial, a vírgula é obrigatória.
Gabarito: E
Espero ter ajudado!
Bons estudos!
As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
Sinha Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou, franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cabras, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando. (Graciliano Ramos, Vidas secas) O prefixo...
Olá, creio que tenha sido para ti mesmo que alertei que o gabarito de outra questão estava errada, o que novamente aconteceu aqui.
Procurei novamente a questão e pude perceber, que, de novo, o gabarito correto é alternativa E, como supus. Esta...
Eu te amo Ah, se já perdemos a noção da hora, Se juntos já jogamos tudo fora, Me conta agora como hei de partir... Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios, Rompi com o mundo, queimei meus navios, Me diz pra onde é que inda posso...
Olá, resolvi a questão e percebi que teu gabarito poderia estar equivocado, já que não estava coerente com nenhuma linha de pensamento que concebia. Portanto, procurei a questão em outras sites e vi o gabarito certo é, como eu imaginei, a letra...
Indique a alteração que a palavra destacada no par abaixo sofreu quanto à classe gramatical:
"Já conheço os passos dessa estrada
Sei que não vai dar em nada"
(Chico Buarque de Holanda)
"Já atravessa as florestas, já chega aos campos do Ipu" (José...
No primeiro destaque, temos que "Já" está exercendo a função, na classe gramatical, de advérbio, modificando, isto é, qualificando, o verbo conhecer. Já no segundo, tem-se que "já", duplicado, está exercendo a posição gramatical de conjunção.