Na antiguidade, consta que um Rei consultou três oráculos para tentar saber o resultado de uma batalha que ele pretendia travar contra um reino vizinho. Ele sabia apenas que dois oráculos nunca erravam e um sempre errava. Consultando os oráculos, dois falaram que ele perderia a batalha e um falou que ele a ganharia. Com base nas respostas dos oráculos, pode-se concluir que o Rei:
a) certamente perderia a batalha.
b) certamente ganharia a batalha.
c) teria uma probabilidade de 33,3% de ganhar a batalha.
d) teria uma probabilidade de 44,4% de ganhar a batalha.
e) teria uma probabilidade de 66,6% de ganhar a batalha.
Concursos Públicos ⇒ (ESAF 24.05.09 - Min. Faz.) Lógica
- jeffson Offline
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
Mai 2009
26
02:06
Re: (ESAF 24.05.09 - Min. Faz.) Lógica
O resultado da batalha é único.
Se dois oráculos nunca erram, devemos ter duas respostas iguais.
As duas resposta iguais dizem que "perderá a batalha". Então essas respostas são dos oráculos sempre certos.
Logo, é certeza absoluta de que perderá a batalha ------> (a)
Resolvido por meu amigo Claudio Andrade em outro forúm.
Abração
Se dois oráculos nunca erram, devemos ter duas respostas iguais.
As duas resposta iguais dizem que "perderá a batalha". Então essas respostas são dos oráculos sempre certos.
Logo, é certeza absoluta de que perderá a batalha ------> (a)
Resolvido por meu amigo Claudio Andrade em outro forúm.
Abração
Editado pela última vez por jeffson em 26 Mai 2009, 02:06, em um total de 1 vez.
"A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta."
Isaac Newton
Isaac Newton
Mai 2009
27
00:51
Caro Jefferson: muitíssimo obrigado pela atenção e ajuda.
Porém, eu tenho uma dúvida.O enunciado não fala quem são os dois oráculos.
Isto é, se um deles sempre sempre acerta e o outro sempre erra.
Essa foi minha dúvida...
Abração
Porém, eu tenho uma dúvida.O enunciado não fala quem são os dois oráculos.
Isto é, se um deles sempre sempre acerta e o outro sempre erra.
Essa foi minha dúvida...
Abração
- jeffson Offline
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
Mai 2009
27
01:30
Olá amigo,
tudo bem?
Olha o próprio enunciado relata sobre dois oráculos que sempre acerta."Nunca erram"
Como dois oráculos falaram que ele perderia a batalha Jamais seria o que acerta com o que erra e sim os dois que acertam.
Se um acerta o outro também acertará e um erra.
Dois falaram que ele perderia ,isso é lógico que foram os dois que acertam pois temos que ter os dois acertando conforme relato o enunciado.
Se um dos que não erram falarem"Você perderá" o outro como não erra, falará a mesma coisa.
Se um dos que não erram falarem"você ganhará" o outro como não erra ,falará a mesma coisa.
Então como só temos três ,um deles falaram que o rei perderia a batalha ,como o outro tem a mesma opinião,então os que falaram sobre a derrota da batalha foram os dois oráculos que nunca erram.
Por tanto o rei perderia.
Qualquer duvida retorne.
Abração .
Jeffson Alves
tudo bem?
Olha o próprio enunciado relata sobre dois oráculos que sempre acerta."Nunca erram"
Como dois oráculos falaram que ele perderia a batalha Jamais seria o que acerta com o que erra e sim os dois que acertam.
Se um acerta o outro também acertará e um erra.
Dois falaram que ele perderia ,isso é lógico que foram os dois que acertam pois temos que ter os dois acertando conforme relato o enunciado.
Se um dos que não erram falarem"Você perderá" o outro como não erra, falará a mesma coisa.
Se um dos que não erram falarem"você ganhará" o outro como não erra ,falará a mesma coisa.
Então como só temos três ,um deles falaram que o rei perderia a batalha ,como o outro tem a mesma opinião,então os que falaram sobre a derrota da batalha foram os dois oráculos que nunca erram.
Por tanto o rei perderia.
Qualquer duvida retorne.
Abração .
Jeffson Alves
Editado pela última vez por jeffson em 27 Mai 2009, 01:30, em um total de 1 vez.
"A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta."
Isaac Newton
Isaac Newton
Mai 2009
27
12:50
Grande Jefferson: agora ficou claro.
Não tenho como te agradecer.
Muitíssimo obrigado pela força.
Tudo de bom pra vc!!
Abração
Não tenho como te agradecer.