Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Um cilindro muito longo de raio "a" está carregado com densidade volumétrica de carga "p" e gira com velocidade angular ω em torno do seu eixo. Determine a intensidade do campo magnético "B" para um ponto a uma distância "r" do eixo do cilindro com:
a) 0 < r < a;
b) r ≥ a.
Considere uma casca cilíndrica infinita de espessura infinitesimal, que se compreende entre [tex3]r[/tex3] e [tex3]r+dr[/tex3].
Note que a carga por unidade de comprimento nesse casca cilíndrica infinita é [tex3]d\lambda=\rho dA=2\pi \rho rdr[/tex3].
Logo, a corrente por unidade de comprimento é [tex3]di=\frac{d\lambda}{T}=\frac{d\lambda}{2\pi/\omega}=\omega \rho r dr[/tex3].
Então, a corrente total por unidade de comprimento compreendida em uma região [tex3]r\leq r'\leq a[/tex3] é [tex3]i=\int\limits_{r}^{a}\omega \rho r'dr'=\frac{\omega \rho (a^2-r^2)}{2}[/tex3].
Considere uma amperiana que consiste em um retângulo infinitamente grande. Um dos lados do retângulo é paralelo ao cilindro, a uma distância [tex3]r< a[/tex3] do seu eixo. Dois lados são perpendiculares ao eixo, e o outro lado que é paralelo ao eixo está infinitamente longe do cilindro (no infinito). Seja [tex3]l[/tex3] o comprimento do lado do retângulo que está é paralelo ao eixo do cilindro.
A corrente total que atravessa esse retângulo é [tex3]il[/tex3].
Além disso, o campo magnético é sempre paralelo ao eixo do cilindro, pela simetria.
E o campo magnético no infinito é, obviamente, nulo.
Então, pela lei de Ampère: [tex3]\mu_0il=B(r)l\rightarrow B(r)=\mu_0i[/tex3]
Resposta do item a): [tex3]B(r)=\frac{\mu_0 \omega \rho (a^2-r^2)}{2}[/tex3]
Para calcular o campo em regiões fora do cilindro, podemos usar a exata mesma abordagem. Se [tex3]r\geq a[/tex3], não há corrente alguma atravessando o retângulo. Portanto, pela lei de Ampère, [tex3]B(r)=0[/tex3] (item b)
Editado pela última vez por παθμ em 13 Mai 2023, 22:51, em um total de 2 vezes.
Boa tarde, meus nobres.
Poderiam me ajudar com essa questão de Lei de Biot Savart II? Estou com bastante dificuldade.
Desde já agradeço a disponibilidade dos senhores!
Lei de Biot Savart II.PNG (39.69 KiB) Exibido 663 vezes
uezy, [tex3]d\vec{B}=\frac{\mu_0 I}{4\pi r^2} \vec{dx} \times \hat{r}[/tex3], onde o vetor [tex3]\vec{r}[/tex3] aponta do diferencial de corrente ao ponto onde o campo magnético é calculado.
Na figura a=4,7 cm e i=13 A. Determine o módulo (a) o módulo e (b) o sentido (para dentro ou para fora do papel) do campo magnético do ponto P.(Observe que não se trata de fios longos)
Boa noite, nobres. Poderiam me ajudar com essa questão?
Considere dois fios infinitos e dispostos de acordo com a figura abaixo. a) Calcule o campo magnético no centro da circunferência se uma corrente i estiver de acordo com o indicado na figura...
uezy, são 4 contribuições para o campo magnético no centro: os dois quartos de circunferência e os dois fios semi-infinitos que tangenciam a circunferência. Os fios semi-infinitos na direção radial claramente não contribuem. A contribuição de cada...
Boa tarde, meus nobres.
Poderiam me ajudar com essa questão? Terei prova de Física III semana que vem e estou com um pouco de dificuldade.
Desde já agradeço a disponibilidade dos senhores!
a) Pela simetria cilíndrica do problema, o campo magnético [tex3]B(r)[/tex3] sempre terá direção tangencial em relação ao eixo do cilindro. Ou seja, [tex3]\oint\vec{B} \cdot \vec{dl}=2 \pi rB=\mu_0I[/tex3]. . Para [tex3]r< a[/tex3], não há...
Considere um condutor reto e extenso, percorrido por uma corrente elétrica de intensidade igual a 4,0 A. Determine, aproximadamente, a intensidade do vetor indução magnética em um ponto a 30 cm do condutor. Considere µ0 = 4π x 10^{-7}...