• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Genética, Citologia e BioquímicaEritoblastose Tópico resolvido

Argean Offline
Veterano
Agradeceu: 45 vezes
Agradeceram: 20 vezes
Mai 2023 25 14:41

Eritoblastose

Mensagem por Argean »

Boa tarde a todos.

Veja. Tenho uma dúvida que me ocorreu após estudar os efeitos da eritoblastose e os procedimentos para evitar que o filho Rh+ de mulheres Rh- desenvolvam anticorpos anti-Rh.

Pelo que entendi, os AGLUTINOGÊNIOS estão presentes na superfície das hemácias e as AGLUTININAS (anticorpos) estão presentes no plasma. Ou seja, são substancias que circulas entre as hemácias.
Quando a hemácia de uma criança RH + entra em contato com o sangue da mãe Rh-, desencadeia-se a produção de anticorpos (aglutininas) no plasma da mãe, que passa para o feto e ataca as hemácias da criança. Daí a consequente doença.

Duvida:
Se o recurso de aplicar, antes do parto, na mãe Rh-, um soro contendo anticorpos anti-Rh é a forma de evitar que ela desenvolva os anticorpos naturalmente (o que atacaria um filho Rh+ em posterior gestação), como fica a presença destes anticorpos no plasma da mãe? Eles não deveriam atacar as hemácias do filho numa futura gestação? Ou este anticorpos desaparecem com o tempo?

Isto porque, se os anticorpos anti-RH ficarem presentes no sangue da mãe indefinidamente, em futuras gestações eles vão funcionar como os anticorpos naturais que a mãe produziria, passando para o filho.
Editado pela última vez por Argean em 25 Mai 2023, 14:58, em um total de 2 vezes.
Disciplina, disciplina, disciplina... um dia eu consigo.
medyorianna Offline
Pleno
Mai 2023 25 18:01

Re: Eritoblastose

Mensagem por medyorianna »

Oii Argean,

Na verdade, a imunoglobulina anti-D possui um tempo de meia vida bem curto (cerca de 21 dias). Portanto, ela é metabolizada pelo corpo da mãe e excretada. Com isso, se caso a mãe engravidar mais vezes, será necessário novamente a aplicação do soro, uma vez que a mãe não deve ser sensibilizada e não possui os anticorpos

Fonte: https://bularioenfermagem.com.br/imunog ... a-anti-rh/
"é justo que muito custe o que muito vale."
Argean Offline
Veterano
Agradeceu: 45 vezes
Agradeceram: 20 vezes
Mai 2023 25 19:08

Re: Eritoblastose

Mensagem por Argean »

medyorianna, muito obrigado. Me esclareceu algumas dúvidas. Isso explica tb porque usam transfusão de sangue Rh- no recém nascido afetado pela presença do anticorpo anti-Rh. Muito bom.
Valeu!!
Disciplina, disciplina, disciplina... um dia eu consigo.
Responder

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”