Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Durante uma experiência, um estudante coloca uma vela acesa sobre o eixo principal de um espelho côncavo, com distância focal de 1,0m.
Para que a imagem conjugada pelo espelho seja direita e quatro vezes maior, ele deve posicionar a vela a uma distância do vértice do espelho, medida em cm, igual a
Um espelho esférico côncavo é utilizado para projetar, sobre uma tela, a imagem do Sol. A distância focal do espelho é [tex3]2,0[/tex3] metros. Qual é, aproximadamente, a distância entre a imagem do Sol e o espelho?
Um homem de altura [tex3]H[/tex3] está em pé, em frente a um espelho esférico côncavo, de distância focal [tex3]f[/tex3], a uma distânica [tex3]x[/tex3] do vértice do espelho. Para que o espelho conjugue uma imagem real do homem, de altura [tex3]H/3[/tex3], qual deve ser o valor de [tex3]x?[/tex3]
Em um farol de automóvel tem-se um refletor constituído por um espelho esférico e um filamento de pequenas dimensões que pode emitir luz. O farol funciona bem quando o espelho é:
a) côncavo e o filamento está no centro do espelho;
Pelo meu entendimento de ótica (o que eu lembro do colegial), quando um feixe de luz entra pelo foco do espelho, ele sai paralelo à reta que contem centro de curvatura e foco (que eu não me lembro o nome hahahah). Logo, quando o filamento...
A imagem de um objeto está a 20 cm de um espelho esférico côncavo tem a mesma altura do objeto. Em seguida, afasta-se o objeto de modo que ele fique a uma grande distância do espelho. A que distância do espelho se forma a imagem do objeto nessa...