Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Um artista cria instalações que exploram a percepção do tempo e movimento através de esculturas de relógiosem tamanho real. Ao configurar uma cena para um determinado momento do dia, como às 2h40, ele precisa ajustar precisamente os ângulos dos ponteiros para refletir a hora exata de forma visualmente impactante. O menor ângulo formado entre os ponteiros (das horas e dos minutos) de um relógio às 2h40 é:
(A) 165°
(B) 150°
(C) 160°
(D) 170°
(E) 145°
Resposta
Gabarito C
Coseac 2024
Editado pela última vez por Analisesousp em 20 Mai 2024, 09:44, em um total de 1 vez.
(UFPA) Para realizar os cálculos de um determinado experimento, um estudante necessita descrever a posição dos ponteiros de um relógio. Sabendo-se que o experimento se iniciará às três horas da tarde, é correto afirmar que a equação que descreve a...
Mathsdec,
Tá certo o gab, eu que me confundi na hora de digitar!!!!! Eu até botei [tex3]θ_0=90°[/tex3] e na hora de escrever troquei por 30
Mas o certo mesmo é [tex3]θ=θ_0+\frac t2[/tex3]
Em uma tarde, enquanto observava o movimento dos ponteiros das horas e dos minutos de um relógio analógico comum, Nara calculou o instante em que, entre as 14 h e 15 h, os ponteiros das horas e dos minutos iriam se encontrar. Durante o período em...
Podemos fazer essa questão por velocidade angular. O ponteiro das horas leva 12 horas para percorrer 360º. O ponteiro dos minutos leva 1 hora para percorrer 360º. Ou seja:
\begin{cases} \text v_\text h = \frac{360º}{12}...
O ângulo a é o menor ângulo formado entre os ponteiros de um relógio. Em determinada hora do dia, o ponteiro que indica as horas está entre os números 7 e 8, e a = 155°. Que horas este relógio está marcando?
Às 19h em ponto, o ponteiro das horas já estará à [tex3]\frac{7\cdot2\pi}{12}=\frac{7\pi}{6}[/tex3] radianos de distância de 0h. O ponteiro dos minutos, obviamente, à zero radianos.
Na passagem de tempo, enquanto o ponteiro dos minutos avança...