• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Ensino MédioQuadriláteros (Ruffino) Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Movido de IME / ITA para Ensino Médio em 04 Jun 2024, 13:09 por ALDRIN

papirador Offline
sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez
Jun 2024 09 19:12

Quadriláteros (Ruffino)

Mensagem por papirador »

Seja ABCD um paralelogramo e P um ponto entre C e D. A reta paralela a AD que passa por P intercepta a diagonal AC em Q. Sabendo que a área PBQ é 2 e que a área de ABP é 6, a área de PBC vale:
a)3√3
b)4√3
c)√3
d)2√3
e)4
Resposta

D
Anexos
IMG_20240603_142945_117~2.jpg
joaovitor Offline
1 - Trainee
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 20 vezes
Jun 2024 22 15:23

Re: Quadriláteros (Ruffino)

Mensagem por joaovitor »

Opa! Boa tarde!🤙

Segue abaixo minha resolução desse problema. Primeiro, a minha ideia foi trabalhar com equivalência plana. O importante dessa ideia é sacar que, nessas situações, se dois triângulos tem uma mesma base e uma mesma altura relativa, fatalmente a área desses dois triângulos será igual, não importantando a natureza do triângulo, se acutângulo, obstusângulo, etc. Isso realmente não vai importar.

Na segunda parte da resolução do problema, eu trabalhei com proporções entre áreas e segmentos. Por exemplo, num triângulo qualquer, uma ceviana que intercepta o lado oposto ao ângulo do qual ela parte sempre vai dividir esse lado oposto em segmentos proporcionais às áreas que ele delimitam.

Para um melhor entendimento desse conceito, acesse esse vídeo do excelente professor Eduardo Wagner https://youtu.be/9ERqGnK6HnM?si=wRNtxaaJ8aPZF2R1.

Só curiosidade: Eduardo Wagner é um dos grandes geômetras brasileiros. Talvez muitos não o conheçam, mas, pra quem conhece os livros de geometria popularmente conhecidos como "Livro de Geometria do "Morgado", dá uma olhadinha na capa do livro, o nome de Eduardo Wagner está lá.

Enfim, depois dessa historinha kkkk, segue finalmente a resolução dessa questão que, à primeira vista, parece inocente, mas que carrega muito dos pilares de toda a geometria plana. Um exercício muito bom para se trabalhar os fundamentos.

Tmj!
Anexos
1000052230.jpg
1000052232.jpg
"Então persite
A mente é fértil, pra sonhar não tem limite"

- Mc Kevin
papirador Offline
sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez
Jun 2024 22 15:26

Re: Quadriláteros (Ruffino)

Mensagem por papirador »

joaovitor escreveu: 22 Jun 2024, 15:23 Opa! Boa tarde!🤙

Segue abaixo minha resolução desse problema. Primeiro, a minha ideia foi trabalhar com equivalência plana. O importante dessa ideia é sacar que, nessas situações, se dois triângulos tem uma mesma base e uma mesma altura relativa, fatalmente a área desses dois triângulos será igual, não importantando a natureza do triângulo, se acutângulo, obstusângulo, etc. Isso realmente não vai importar.

Na segunda parte da resolução do problema, eu trabalhei com proporções entre áreas e segmentos. Por exemplo, num triângulo qualquer, uma ceviana que intercepta o lado oposto ao ângulo do qual ela parte sempre vai dividir esse lado oposto em segmentos proporcionais às áreas que ele delimitam.

Para um melhor entendimento desse conceito, acesse esse vídeo do excelente professor Eduardo Wagner https://youtu.be/9ERqGnK6HnM?si=wRNtxaaJ8aPZF2R1.

Só curiosidade: Eduardo Wagner é um dos grandes geômetras brasileiros. Talvez muitos não o conheçam, mas, pra quem conhece os livros de geometria popularmente conhecidos como "Livro de Geometria do "Morgado", dá uma olhadinha na capa do livro, o nome de Eduardo Wagner está lá.

Enfim, depois dessa historinha kkkk, segue finalmente a resolução dessa questão que, à primeira vista, parece inocente, mas que carrega muito dos pilares de toda a geometria plana. Um exercício muito bom para se trabalhar os fundamentos.

Tmj!
Obrigado pela ajuda, amigo!
Responder