• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

GramáticaAnálise Sintática

Borracha94 Offline
iniciante
Jul 2024 11 16:47

Análise Sintática

Mensagem por Borracha94 »

Bom dia, estou começando a estudar análise sintática e se possível gostaria de receber ajuda com as frases abaixo. Algumas tive mais facilidade e a terceira simplesmente não sei por onde começar. Provavelmente muita coisa está errada, pois comecei a estudar ontem. Corrijam o que estiver errado e adicionem o que estiver faltando. Se der pra explicar bem, eu agradeço.

a) A campanha Janeiro Branco informa a sociedade sobre saúde mental.
Sujeito: A campanha Janeiro Branco (núcleo: campanha).
Predicado: informa a sociedade sobre saúde mental.
Verbo: informa (VTDI) (quem informa, informa alguém sobre algo).
Objeto Direto: a sociedade.
Objeto Indireto: sobre saúde mental.
Adjunto adnominal: A/Janeiro Branco.

b) Feito em 1920, esse desenho introduziu um estigma acerca dos brasileiros, enquanto "macaquitos", que foi reproduzido ao longo do tempo no universo do futebol e fora dele.
Sujeito: Esse desenho
Predicado: introduziu um estigma acerca dos brasileiros, enquanto "macaquitos", que foi reproduzido ao longo do tempo no universo do futebol e fora dele.
Verbo: introduziu (VTD)/feito (VL????)
Aposto?: enquanto "macaquitos"
Adjunto adverbial: em 1920 (tempo)/ao longo do tempo (tempo)/no universo do futebol (lugar?)/e fora dele (lugar).

c) A proximidade com a natureza e um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida privada são a chave.
Sujeito: A proximidade com a natureza e um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida privada
Verbo: são (VL)
Predicativo do sujeito: a chave.
Núcleos do sujeito: Proximidade e equilíbrio ??? (estou confuso sobre essa parte).
Complemento nominal: com a natureza ??/um bom ??//entre o trabalho e a vida privada ??

d) Com cinco pés de Jamelão na área externa, a beleza do piso não durou uma semana.
Sujeito: A beleza do piso
Verbo: não durou (não faço ideia de como classificar isso).
Adjunto adverbial: uma semana (tempo)/na área externa (lugar)/com cinco pés de jamelão (modo?/meio?/sequer é um adjunto adverbial?)

e) Ele andava triste porque não encontrava a companheira.
Sujeito: Ele.
Verbo: Andava (VL, pois exerce a função do verbo estar, ligando o sujeito ao seu predicativo)/Encontrava (VTD, quem encontra, encontra alguém ou algo).
Objeto Direto: a companheira.
Predicativo do sujeito: triste.
Adjunto adverbial???: porque (causa)/não (negação)

f) Para todos os males, há dois remédios: o tempo e o silêncio.
Sujeito:
Aposto: o tempo e o silêncio.
Verbo: Há (VTD).
Objeto direto: dois remédios.
Adjunto adnominal?????: para todos os males.

g) Usando do direito que lhe confere a Constituição.
Sujeito:
Verbo: Usando (VTD - do direito)/confere (VTDI - o direito a ele (lhe)).
Objeto direto preposicionado: do direito/que (pronome relativo que representa o termo "do direito", logo assumindo sua função sintática).
Objeto indireto: lhe (confere algo (o direito) a alguém (lhe))
Adjunto adverbial???: a constituição.
lmtosta Offline
2 - Nerd
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 74 vezes
Jul 2024 14 09:13

Re: Análise Sintática

Mensagem por lmtosta »

Borracha94,

Primeiramente, você precisa identificar todos os verbos existentes nas sentenças, para separar as orações!!!!!!!!!

Na letra "A", de fato temos apenas o verbo "informar", fazendo da sentença um "período simples - oração absoluta"!!!!!!!!!

Se não tem verbo, é frase. Se tem um verbo só, é uma oração absoluta. Se tem dois ou mais verbos, temos orações coordenadas e/ou subordinadas!!!!!!!!

Quanto à sua análise, concordo com o que escreveu!!!!!!!!!

Na letra "B", temos duas orações: "Feito em 1920, esse desenho introduziu um estigma acerca dos brasileiros, enquanto "macaquitos"" e "que foi reproduzido ao longo do tempo no universo do futebol e fora dele".

As orações coordenadas são independentes na sentença e apresentam sentido completo por si só, enquanto que as orações subordinadas possuem sentido completamente dependente da oração coordenada, dependendo completamente dela na sentença!!!!!!!!!!

Como você está iniciando análise sintática agora, acho bom não misturar orações absolutas (um verbo) com orações coordenadas e subordinadas (dois ou mais verbos). Bagunça o raciocínio!!!!!!!!!

Adianto que existem diversos tipos de orações coordenadas e diversos tipos de orações subordinadas!!!!!!!!

Vá devagar!!!!!!!!!

Na letra "C", concordo com o sujeito, verbo e núcleos do sujeito (para saber os núcleos do sujeito, elimine os demais elementos do sujeito e veja se o sentido do sujeito se mantém conservado)!!!!!!!!!

Termos como "com", "de", "entre" e "para" denotam relação de dependência com algo maior, motivo pelo qual os termos como "natureza", "trabalho", "vida privada" e adjetivos como "bom" não constituem a base do núcleo do sujeito, pois qualificam os termos maiores, que são "proximidade" e "equilíbrio"!!!!!!!!!

Na letra "D", eu diria o seguinte:
Sujeito: Com cinco pés de Jamelão na área externa, a beleza do piso;
Predicado: não durou uma semana;
Verbo: durou;
Complemento do Sujeito: Com cinco pés de Jamelão na área externa.

Na letra "E", temos uma situação de mais de uma oração, tal como letra "B". Adianto que "andar" é verbo intransitivo, pois "Ele andava" tem sentido completo, a primeira oração é "Ele andava triste" e a segunda oração é "não encontrava a companheira". Ambas são coordenadas, pois possuem sentido completo sozinhas, independentes da sentença, sendo ligadas entre si para fazer sentido, pela conjunção "porque"!!!!!!!!!!

Vai com calma e espera seu professor entrar nesse assunto!!!!!!!!!

Por ora, fique apenas com as orações constituídas por um único verbo, ou seja, os períodos simples, orações absolutas!!!!!!!!!

Na letra "F", eu diria o seguinte:
Sujeito: Sujeito Inexistente, ou Oração Sem Sujeito;
Predicado: toda a sentença;
Complemento do Verbo: para todos os males;
Aposto: o tempo e o silêncio.

Na letra "G", novamente uma situação de mais de um verbo na sentença!!!!!!!!!!

Enfim, minha recomendação é que foque primeiro nas orações simples e, depois de dominado o assunto, vá para as orações coordenadas e subordinadas!!!!!!!!!

Vá devagar, pois é muito fácil se perder nesse assunto!!!!!!!!!

No mais, consulte um professor de Português para confirmar as informações que coloquei aqui, pois ele(a) é a melhor pessoa para te orientar neste sentido, nesta parte/porção da Gramática!!!!!!!!!

Qualquer coisa, estou às ordens!!!!!!!!!
Responder