• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

GramáticaArtigo, pronome e preposição Tópico resolvido

RypKai Offline
Pleno
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 6 vezes
Jul 2024 24 10:33

Artigo, pronome e preposição

Mensagem por RypKai »

(FMABC 2020)
“Se não a manifestei, foi devido a um movimento de discrição”
“a minha reação ante o fato que o acabrunhou”

Os termos sublinhados constituem, respectivamente,

(A) artigo, preposição, artigo e pronome.
(B) pronome, preposição, artigo e pronome.
(C) pronome, artigo, artigo e pronome.
(D) artigo, artigo, pronome e artigo.
(E) pronome, preposição, pronome e artigo.
Resposta

B
Oi pessoal!
Embora eu tenha identificado a maior parte dos termos subilhados, ainda não ficou claro porque o segundo se trata de uma preposição. Por exemplo, caso você retire ela do contexto, a frase continua sem alteração de sentido ("...devido um movimento de discrição"). Portanto, alguém poderia explicar a razão desse termo ser uma preposição e não um artigo?
Desde já lhes agradeço! :wink:
FelipeMartin Offline
4 - Sabe Tudo
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 165 vezes
Jul 2024 24 13:40

Re: Artigo, pronome e preposição

Mensagem por FelipeMartin »

Se fosse um artigo, seria um artigo feminino. A quem achas que este artigo se referiria? À coisa que ele não manifestou?
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
RypKai Offline
Pleno
Jul 2024 24 13:51

Mensagem por RypKai »

FelipeMartin escreveu: 24 Jul 2024, 13:40 Se fosse um artigo, seria um artigo feminino. A quem achas que este artigo se referiria? À coisa que ele não manifestou?
Oi Felipe Martin,

o autor não havia manifestado as condolências para um conhecido. Porém ainda não consegui entender a questão do artigo e da preposição. Segue abaixo um trecho do parágrafo.
Acabo de saber, por uma amiga comum, que foi notada, na correspondência dirigida a você pela perda do seu filho, a ausência de manifestação de minha parte. Devo dizer que, como toda criatura sensível e experimentada pela vida, senti muito, senti com você e com sua mulher, a tristeza do acontecimento. Se não a manifestei, foi devido a um movimento de discrição, que me inibiu de dirigir-me a você por serem tão vagas e distantes as nossas relações pessoais, apesar da admiração que voto à sua inteligência e à sua linha cívica admiração que nunca escondi das pessoas com quem trato. Achei que iria, de certa maneira, invadir aquele território a que só têm acesso os amigos — e eu nunca tive oportunidade de estabelecer com você laços de amizade, o que lamento.
FelipeMartin Offline
4 - Sabe Tudo
Jul 2024 24 13:53

RypKai, tudo bem, não precisa de um contexto extra, estou tentando entender sua dúvida em ser artigo ou não. Se fosse um artigo, a que nome ele se referiria?
RypKai Offline
Pleno
Jul 2024 24 14:56

Mensagem por RypKai »

FelipeMartin escreveu: 24 Jul 2024, 13:53 RypKai, tudo bem, não precisa de um contexto extra, estou tentando entender sua dúvida em ser artigo ou não. Se fosse um artigo, a que nome ele se referiria?
Tudo bem sim, e você? :)

Felipe, para mim o termo sublinhado parece um artigo que se refere à palavra "senti" do período acima. Você acha que faz sentido esse raciocínio?
FelipeMartin Offline
4 - Sabe Tudo
Jul 2024 24 15:08

RypKai, o problema é que senti é um verbo conjugado né? Não está em uma forma nominal dos verbos: infinitivo, gerúndio e o particípio. Não caberia de forma alguma um artigo feminino para o substantivar.

A frase: A senti é bela. É estranha e não faz sentido, diferentemente de "o sentir é belo" na qual temos um verbo no infinitivo que atua como nome.

Este "a" depois de devido não pode ser artigo, ele é uma exigência da palavra mesmo. Sem essa preposição ficamos numa forma informal e irregular.
RypKai Offline
Pleno
Jul 2024 24 15:25

Mensagem por RypKai »

FelipeMartin escreveu: 24 Jul 2024, 15:08 RypKai, o problema é que senti é um verbo conjugado né? Não está em uma forma nominal dos verbos: infinitivo, gerúndio e o particípio. Não caberia de forma alguma um artigo feminino para o substantivar.

A frase: A senti é bela. É estranha e não faz sentido, diferentemente de "o sentir é belo" na qual temos um verbo no infinitivo que atua como nome.

Este "a" depois de devido não pode ser artigo, ele é uma exigência da palavra mesmo. Sem essa preposição ficamos numa forma informal e irregular.
Obrigado pela ajuda, Felipe Martin. Tamo junto!!! :D
Responder