• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

GramáticaClasses gramaticais Tópico resolvido

RypKai Offline
Pleno
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 6 vezes
Jul 2024 29 11:13

Classes gramaticais

Mensagem por RypKai »

(FMABC 2021)

A palavra sublinhada em “Durante toda a história da humanidade, a passagem do tempo sempre foi vista com um misto de fascínio e terror” pertence à mesma classe gramatical da palavra sublinhada em:

a) “Mas, aparentemente, apenas nós temos consciência de nossa mortalidade.”

b) “No entanto, indiferente às nossas criações e paixões, a morte continua a causar desespero, lágrimas e gritos contra a injustiça, comprovando nossa derrota final diante da onipotência da Natureza em criar e destruir.”

c) “Como todos os seres vivos, nós nascemos, atingimos a maturidade, procriamos e morremos.”

d) “Algumas designam a vida e a morte como etapas igualmente importantes de um eterno ciclo de existência, enquanto outras prometem a vida eterna no Paraíso para aqueles que seguirem seus preceitos.”

e) “Essa consciência é uma bênção e uma maldição.”
Resposta

A
Oi pessoal!
Como "sempre" pertence a um advérbio de tempo, então eu marquei o item (b) pensando que "final" pudesse caracterizar-se sob a mesma classe.
No entanto, o gabarito aponta para "aparentemente", que é um advérbio de modo. Portanto, alguém pode me explicar porque a alternativa que eu marquei está incorreta?

Desde já, lhes agradeço :D
FelipeMartin Offline
4 - Sabe Tudo
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 165 vezes
Jul 2024 29 15:25

Re: Classes gramaticais

Mensagem por FelipeMartin »

A palavra "final" se refere à derrota, que é um substantivo, logo, "final" é um adjetivo.

A palavra "enquanto" é uma conjunção. O único advérbio está na letra A. Acho que dá pra argumentar que "sempre" é de modo também, mas não acho que o tipo específico de advérbio importe nessa questão já que todas as outras alternativas marcam palavras que nem advérbios são.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
RypKai Offline
Pleno
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 6 vezes
Jul 2024 30 11:04

Re: Classes gramaticais

Mensagem por RypKai »

FelipeMartin escreveu: 29 Jul 2024, 15:25 A palavra "final" se refere à derrota, que é um substantivo, logo, "final" é um adjetivo.

A palavra "enquanto" é uma conjunção. O único advérbio está na letra A. Acho que dá pra argumentar que "sempre" é de modo também, mas não acho que o tipo específico de advérbio importe nessa questão já que todas as outras alternativas marcam palavras que nem advérbios são.
Obrigado, FelipeMartin!! :wink:
Responder