Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
28) (EPCAR 2013) As alternativas que se seguem são trechos modificados da carta de Machado de Assis. Em apenas um deles, mantivesse a concordância verbal de acordo com a norma padrão da língua. Assinale-o.
a) Chegaram-lhe minha grande desgraça e minha solidão.
b) Eu não deixaria que outros me consolasse.
c) Notem-se que as tristezas não me são enfadonhas.
d) Eu lhe direi os temas que nos convém
A) Está certa, pois se passar pra ordem direta, fica: Minha grande desgraça e minha tristeza chegaram a ele/a ela (o verbo concorda com sujeito)
B) Eu não deixaria que outros me *consolassem* Outros consolam! Verbo concorda com o pronome
C) *Note-se* que as tristezas não me são enfadonhas
Fica no singular porque é um sujeito oracional!
D) Eu lhe direi os temas que nos *convêm*
Tem uma regrinha de acentuação para verbos derivados de "ter e vir", como prover convir, manter, etc: na 3 pessoa do plural(eles), ficam com acento circunflexo ^ eles convêm
Na 3 pessoa do singular (ele), ficam com acento agudo ` ele convém
A concordância da letra A está correta (lembrando que há, na verdade, duas orações, "Fomos nós", oração principal, e "quem resolvemos a questão", oração subordinada). Nesse caso, segundo a norma culta, o verbo...