Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
1- Determine se a função é injetora, sobrejetora e bijetora.
f: R → R+, tal que f(x) = [tex3]x^{-2}[/tex3]
2- Seja f: R → R+, tal que f(x) = [tex3]x^{5}[/tex3], determine se ela é bijetora. Em caso positivo, encontre a função inversa de f(x).
Não tem gabarito.
Obs: Pode me ajuda com passo a passo? Eu gostaria de entender o processo por trás das respostas. Grato desde já Espero ter cometido nenhum erro, esse é meu primeiro post aqui.
No item 1, temos:
para verificar se a função é injetora, vamos supor que exista f(x1)=f(x2), para x1 e x2 pertencentes ao domínio de f(x).
Assim,
[tex3]f(x_1)=f(x_2)\Rightarrow \frac{1}{x_1^2}=\frac{1}{x_2^2}\Rightarrow x_1=\pm x_2\therefore [/tex3] a função não é injetora, uma vez que x1=x2 não é verdadeiro para todos x1 e x2 pertencentes ao domínio.
Dessa forma, essa função também não pode ser bijetora, pois para ser bijetora, a função deve ser injetora e sobrejetora.
Agora, vamos verificar se f(x) é sobrejetora:
Para uma função ser sobrejetora, devemos ter f(x)=y, para todo y pertencente ao contradomínio de f. Assim,
Obrigado, gibbs! O item 1 ficou bem mais claro, eu havia chegado à mesma conclusão mas não tinha certeza da minha resposta já que o professor não fornecer um gabarito.
No entanto, a resposta do item 2 me trouxe um pouco de confusão. Eu havia concluído que f(x) = x5 seria somente injetora já que f: R → R+. Na minha visão, pelo R ser positivo ali, não teria como Im(f)=CD. Se não for muito incomodo, você poderia explicar meu erro? Grato
operador escreveu: 28 Set 2024, 17:22
No entanto, a resposta do item 2 me trouxe um pouco de confusão. Eu havia concluído que f(x) = x5 seria somente injetora já que f: R → R+. Na minha visão, pelo R ser positivo ali, não teria como Im(f)=CD. Se não for muito incomodo, você poderia explicar meu erro? Grato
Ahhhhh eu não prestei atenção que era R->R+, achava que era R->R
Você está certo!! Desculpa aí
Hahaha relaxa! Obrigado por tirar minhas dúvidas, sua explicação me ajudou muito. Eu normalmente faço testando números, então ver um método diferente me ajudou a ver o que eu estava fazendo em uma outra perspectiva
Uma função f é definida em A e tem imagem em B. Sabe-se que o conjunto A tem 2k-2 elementos e o conjunto B tem k + 3 elementos, com k > 1.
Neste caso, é correto afirmar que
a) se f é injetora, então k é estritamente igual a 5
b) o número má...
Note que [tex3]f(x)=3x+10=3\underbrace{(x+3)}_{k}+1=3k+1[/tex3]. Com isso temos que dado [tex3]x\in\mathbb Z[/tex3], [tex3]f(x)[/tex3] será um número da forma [tex3]3k+1[/tex3]. Assim, só é possível resolver o exercício se [tex3]y[/tex3] for também...
Boa tarde, galerinha do fórum, como eu posso descobrir através da lei de associação, se uma função é bijetora, sobrejetora ou injetora ? No meu livro tem uma demonstração que é feita de modo literário, o qual não consegui entender. Só consigo por...
vamos trazer as definições injetora [tex3]f(a) = f(b) \iff a = b[/tex3] onde a e b estão no dominio sobrejetora: para todo a no contradominio existe um x que satisfaz [tex3]f(x) = a[/tex3]. bijetora é quando é injetora e sobrejetora com a definição...
Para que uma função [tex3]f[/tex3] do segundo grau seja injetora , é necessário e suficiente que [tex3]D(f)=\{x_v,+\infty\}[/tex3] ou [tex3]D(f)=\{x_v,-\infty\}[/tex3].
Para que uma função [tex3]f[/tex3] do segundo grau seja sobrejetora , é...