• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

Links e LivrosPedido de recomendação de livros para ITA/IME

Aqui você encontra indicações de sites e Livros. Você pode divulgar seu trabalho ou indicar sites, blogs ou canais bons para o estudo de nossa comunidade.
Xeluso Offline
iniciante
Nome completo: Lucas Xerez Soares Siqueira
Abr 2025 13 22:42

Pedido de recomendação de livros para ITA/IME

Mensagem por Xeluso »

Boa noite, estou no segundo ano do EM em turmas ITA/IME, eu prefiro estudar por livros e gostaria de saber o que vocês recomendam de livros para física, química e matemática. Eu tenho uma boa base em matemática básica, já fiz o capeta azul, estou fazendo o tqm do EM agora e considero ter uma boa base na física do primeiro ano do EM, ou seja, mecânica e termologia, em química eu estou disposto a reaprender tudo, pois é algo que não gosto muito. Eu já vi que teve outras perguntas desse tipo no fórum, mas com o lançamento e o aparecimento de livros novos nesse meio ITA/IME, como os livros do professor Cadu, O Guia Elementar de Fisica vol 1 e 2, o próprio tqm etc, eu gostaria de saber o que vocês recomendam para mim e para o estudante que queira tirar proveito dessa minha pergunta. Desde já agradeço
Movido de IME / ITA para Links e Livros em 14 Abr 2025, 16:36 por caju

LucasPinafi Offline
5 - Mestre
Agradeceu: 315 vezes
Agradeceram: 1137 vezes
Jun 2025 28 12:41

Re: Pedido de recomendação de livros para ITA/IME

Mensagem por LucasPinafi »

De física acho que os livros do prof Cadu são, sem sombra de dúvidas, os melhores que temos disponíveis no mercado. Por enquanto a gente tem MHS, Ondas, óptica e moderna em três volumes, mas parece que ele vai lançar um de termologia também e não acho dificil que lance de eletrostática, eletrodinâmica e magnetismo num futuro próximo; mecânica já é um mercado meio saturado, de forma que eu acho dificil que ele queria escrever algo em mecânica.

Enfim, para Física minhas recomendações são:

1) Base: Tópicos de Física Volumes 1, 2 e 3 (não precisa de outro)
2) Aprofundamento:
--- Cinemática, Leis de Newton, Trabalho e Energia e Momento Linear: Renato Brito V1 e V2 (Verde e Vermelho)
--- Dinâmica de rotações: Rufino Vol 1 ou Understanding Physics da Ariant Vol 2 (indiano)
--- Estática e hidrostática: Rufino Vol 2
--- Hidrodinâmica: Rufino Vol 2
--- Gravitação: Rufino Vol2 ou Understanding Physics da Ariant Vol 2 (indiano)
--- MHS e Ondas: Guia elementar da Física Vol 1 (Cadu)
--- Termodinâmica: acho que hoje não temos uma super referência em termodinâmica - até que o Cadu lance o próximo livro dele. Mas eu estudaria pelo Understanding Physics da Ariant Vol 3 (indiano)
--- Ótica: Guia elementar da Física Vol 2 (Cadu)
--- Eletrostática: Understanding Physics da Ariant Vol 4 (indiano) (muito bom, mas requer um conhecimento básico de Cálculo)
--- Eletrodinâmica: Recomendo fazer o curso do RB sobre circuitos elétricos, é realmente muito bom para quem está começando a entender melhor como os circuitos funcionam;
--- Magnetismo: Understanding Physics da Ariant Vol 4 (indiano)
--- Moderna: Guia elementar da Fìsica Vol 3 (Cadu)

O complicado é que só uma coleção não vai satisfazer então tem que fazer essa mistureba ai, mas acredito que esse seja uma das melhores forma de se estudar Física de alto nível com os materiais disponíveis hoje!
Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia
Responder