Bom dia, Forum.
Veja essa questão. Não está fazendo sentido.
Como ambos sais (Sulfato de aluminio e fosfato diacido de sodio) dissociam em 100% (dados), deveriam ser formados 5 mols de cátions (Gabarito = B).
Mas parece que o problema não computou 2 mols, talvez desconsiderando os cátions de [tex3]H^{+}[/tex3]. Ou talvez o texto deveria se referir a um hipofosfito de sodio (NaH2PO2). Como não há informação sobre dissociação parcial, o gabarito não faz sentido. Há alguma possibilidade de outra interpretação do problema que justifique o gabarito?
OSEC SP) Dissolvendo-se 1 mol de sulfato de alumínio e 1 mol de fosfato diácido de sódio em água (considerar o grau de dissociação igual a 1 para as duas substâncias), o número de cátions presentes na solução será igual a:
Dados: Constante de Avogadro = 6,0.[tex3]10^{23}[/tex3]
Sulfato de alumínio = [tex3]Al_{2}[/tex3](S[tex3]O_{4}[/tex3][tex3])_{3}[/tex3]
Fosfato diácido de sódio = Na[tex3]H_{2}[/tex3]P[tex3]O_{4}[/tex3]
a) 6.[tex3]10^{22}[/tex3]
b) 3.[tex3]10^{24}[/tex3]
c) 2,4.[tex3]10^{24}[/tex3]
d) 1,8.[tex3]10^{24}[/tex3]
e) 1,8.[tex3]10^{23}[/tex3]
Gabarito: D
Química Geral ⇒ dissociação de sais (fosfato diacido de sodio e sulfato de aluminio Tópico resolvido
- Argean Offline
- Agradeceu: 44 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Mai 2025
21
17:58
dissociação de sais (fosfato diacido de sodio e sulfato de aluminio
Disciplina, disciplina, disciplina... um dia eu consigo.
- Jigsaw Offline
- Agradeceu: 602 vezes
- Agradeceram: 635 vezes
Mai 2025
22
09:05
Re: dissociação de sais (fosfato diacido de sodio e sulfato de aluminio
Argean, essa questao é de um nível bem mais simples do que aquelas que voce costuma trazer que até estranhei:Argean escreveu: 21 Mai 2025, 17:58 Bom dia, Forum.
Veja essa questão. Não está fazendo sentido.
Como ambos sais (Sulfato de aluminio e fosfato diacido de sodio) dissociam em 100% (dados), deveriam ser formados 5 mols de cátions (Gabarito = B).
Mas parece que o problema não computou 2 mols, talvez desconsiderando os cátions de [tex3]H^{+}[/tex3]. Ou talvez o texto deveria se referir a um hipofosfito de sodio (NaH2PO2). Como não há informação sobre dissociação parcial, o gabarito não faz sentido. Há alguma possibilidade de outra interpretação do problema que justifique o gabarito?
Gabarito: D
[tex3]Al_2(SO4)_3\rightarrow 2Al^{+3}+3SO_4^{-2}[/tex3]
2 mols de cations
[tex3]NaH_2PO_4\rightarrow Na^{+}+H_2PO_4^{-}[/tex3]
1 mol de cations
N = 3 mols de cations = 3 . [tex3]6.10^{23}[/tex3]=[tex3]1,8.10^{24}[/tex3]
Repare que a constante de dissociação do H2PO4- é tão baixa que a presença de cations H+ é insignificante:
ET = O Ki poderia estar indicado no cabeçalho da prova, mas a pouca dissociacao dos ions provenintes do H3PO4 o aluno precisaria saber independente da informação.
- Argean Offline
- Agradeceu: 44 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Mai 2025
22
10:57
Re: dissociação de sais (fosfato diacido de sodio e sulfato de aluminio
@Jigsaw , bom dia.
obrigado pelo retorno. Pois é... me estranhou o resultado porque parecia muito simples e estava fazendo só pra revisar alguns conceitos básicos. Daí me deparei com esse resultado e achei que havia algum dado que me estivesse escapado. O fato de a questão ter falado em grau de dissociação 1 e não ter nenhuma outra informação me fez deduzir (erradamente) que isso incluia os H+. Até porque, na tabela de solução de sais, o fosfato está incluído como não solúvel (por conta da baixissima dissociação que vc comentou), com exceção quando formado por alcalinos e amônio. Cheguei a considerar isso, mas me enganei. Ou seja, dá pra tropeçar até no basico.
Vou anotar essa informação aqui. Valeu!!
obrigado pelo retorno. Pois é... me estranhou o resultado porque parecia muito simples e estava fazendo só pra revisar alguns conceitos básicos. Daí me deparei com esse resultado e achei que havia algum dado que me estivesse escapado. O fato de a questão ter falado em grau de dissociação 1 e não ter nenhuma outra informação me fez deduzir (erradamente) que isso incluia os H+. Até porque, na tabela de solução de sais, o fosfato está incluído como não solúvel (por conta da baixissima dissociação que vc comentou), com exceção quando formado por alcalinos e amônio. Cheguei a considerar isso, mas me enganei. Ou seja, dá pra tropeçar até no basico.
Vou anotar essa informação aqui. Valeu!!
Disciplina, disciplina, disciplina... um dia eu consigo.
-